Logo Mais Retorno
Mercado Financeiro

Bolsa fecha com alta de 0,21% com Vale, bancos e exterior; dólar sobe 0,11%

Sinalização do Copom de que juros em níveis elevados vão durar mais tempo afetou o mercado de ações

Data de publicação:08/02/2022 às 19:07 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A Bolsa de Valores sentiu o baque com a divulgação da ata do Copom, que veio em tom mais duro sobre a manutenção de uma política monetária mais restritiva. Abriu em queda e trafegou boa parte do dia no vermelho para apresentar uma recuperação no finzinho dos negócios.

O Índice Bovespa, que reflete a variação das 93 ações mais negociadas em pregão, fechou com variação foi positiva de 0,21%, aos 112.234 pontos. Com o suporte de ações da Vale e de bancos. O dólar também fechou no azul, com alta de 0,11%, cotado a R$ 5,261

bolsa
Bolsa se recuperou com alta da ;vale e dos bancos - Foto: B3/Divulgação

Embora um ajuste inferior a 1,5 ponto porcentual deva ser aplicado à taxa na próxima reunião, o Copom sinalizou a possibilidade de elevar a Selic a 12% ao ano ainda no primeiro semestre para recuar e fazer a taxa atingir 11,75% no fim do ano. Isso porque a autoridade monetária também admite que a inflação em 2022 pode chegar a 5,4% e está escapando do teto da meta que é de 5%.

Com isso, na prática, o mercado passou a considerar juros mais altos e por mais tempo este ano. O efeito foi imediato nos juros futuros, que subiram em toda a extensão da curva, tanto para contratos com prazo mais próximos, como os de vencimento mais longe. Nos contratos com liquidação ainda este ano, a projeção de juros fechou acima de 12% ao ano.

Além da pressão dos juros, a queda do petróleo no mercado internacional afetou os papéis de Petrobras, que caíram 1,00% e pesaram no índice. As discussões em torno da PEC dos Combustíveis, que podem aumentar os gastos do governo bem acima das regras fiscais, porque prevê a criação de auxílios, também trouxeram tensão aos negócios desta terça-feira.

Para contrabalancear, as ações da Vale, que exercem forte influência sobre o pregão fecharam com alta de 1,40%, favorecidas pela alta do minério de ferro lá fora.

Os papeis de bancos também tiveram um dia positivo ajudaram na reação do mercado de ações. Os destaques ficaram com o Banco Inter (BIDI11), subindo 8,13%, e com o Banco Pan (BPAN4) com valorização de 7,87%, depois de divulgar em seu balanço do 4º trimestre de 2021 um lucro líquido de R$ 190 milhões.

O fechamento positivo das bolsas em Nova York também deu algum suporte à Bolsa doméstica: a Nasdaq avançou 1,28%, a S&P 500, 0,84% e a Dow Jones, 1,06%.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.