Logo Mais Retorno
Fundos de Investimentos

BIYE39: como investir em empresas de petróleo dos Estados Unidos?

O BIYE39 é um BDR de ETF que permite ao investidor expor o seu patrimônio às principais companhias de energia do mundo.

Data de publicação:14/04/2022 às 00:30 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você já teve vontade de investir nas companhias de energia da principal potência econômica global, que são os Estados Unidos? Se a resposta é sim, saiba que hoje já existe essa possibilidade: a B3 lançou em 2021 o BIYE39, um BDR de ETF que permite um investimento que acompanhe empresas americanas dos setores de petróleo e gás. É sobre esse produto que vamos falar no artigo de hoje.

Trata-se de um caminho bem simplificado pata ter esse tipo de exposição sem precisar de uma conta em uma corretora internacional.

BIYE39
É possível ter exposição a empresa internacional de petróleo com o ETF - Foto: Reprodução

O que é um BDR de ETF?

Antes de entrarmos especificamente no BIYE39, vale uma breve explicação sobre essa sopa de letrinhas. Afinal, o que significa um BDR de ETF? Vamos por partes.

ETF é uma sigla que representa os Exchange Traded Funds (ou "fundos negociados em bolsa", em tradução livre para o português). Eles nada mais são do que fundos passivos que visam replicar um determinado índice, permitindo aos investidores a exposição a esse tipo de ativo.

Entretanto, existem inúmeros ETFs espalhados ao redor do mundo. E, no caso do mercado americano, os fundos acabam não sendo listados na nossa Bolsa de Valores, impedindo o acesso direto. É aqui que entram os BDRs. Os Brazilian Depositary Receipts são certificados de depósitos que permitem replicar ativos internacionais diretamente na nossa Bolsa.

Portanto, um BDR de ETF nada mais é do que um certificado lançado pelas instituições financeiras que replicam um Exchange Traded Fund global. Ou seja, o BDR vai replicar o desempenho de um ETF em outra bolsa de valores, que por sua vez vai seguir um índice de referência. É justamente o caso do BIYE39.

O que é o BIYE39?

BIYE39 é o código de negociação da bolsa de valores para o BDR de ETF chamado de iShares US Energy ETF. Como agora você já sabe, o produto vai replicar um Exchange Traded Fund negociado na bolsa americana que, neste caso, replica o índice Dow Jones US Oil & Gas Index.

Ou seja, conforme o próprio nome sugere, o BIYE39 vai permitir ao investidor expor o seu patrimônio às companhias do segmento de petróleo e gás dos Estados Unidos. Atualmente, são mais de três bilhões de dólares sob gestão do ETF original, que foi lançado no ano de 2000.

O BIYE39, por sua vez, é bem mais recente. O lançamento do BDR na nossa Bolsa de Valores foi em outubro de 2021, permitindo maior acessibilidade ao fundo original, que é listado nos Estados Unidos. O produto é gerido no Brasil pela BlackRock, uma das maiores companhias de ETFs do mundo, que cobra 0,41% ao ano como taxa de administração.

Acesse tudo sobre o BIYE39 em nossa ferramenta exclusiva, aqui.

Vale observar ainda que, por ser um produto internacional, o BIYE39 também sofre com a variação cambial. Ou seja, o resultado do BDR não será apenas relacionado com as empresas que compõem o ETF original, mas considerando ainda a valorização ou a desvalorização do dólar em relação ao real.

Qual é a composição do BIYE39?

Ok, agora você já entendeu que o BIYE39 é um BDR de ETF da bolsa americana e que a sua proposta é justamente permitir um fácil investimento por parte dos brasileiros em companhias de petróleo e gás dos Estados Unidos. No entanto, como funciona a composição do ETF? Em quais empresas estamos investindo ao comprar cotas do BIYE39?

Conforme adiantamos, o BIYE39 replica o desempenho do Dow Jones US Oil & Gas Index. Portanto, é para esse índice que devemos olhar na compreensão da carteira teórica que vai definir os investimentos realizados pelo time de gestão da BlackRock.

Até a última atualização deste artigo, em abril de 2022, essas eram as companhias de petróleo e gás com maior relevância dentro do BIYE39:

  • Exxon Mobil: 19,08%
  • Chevron: 17,11%
  • Conocophillips: 7,48%
  • EOG Resources: 4,72%
  • Schlumberger: 3,81%
  • Pioneer Natural Resources: 3,54%
  • Marathon Petroleum: 3,46%
  • Occidental Petroleum: 3,37%
  • Valero Energy: 2,78%
  • Devon Energy: 2,74%

Podemos ver, portanto, que há uma concentração maior em empresas de petróleo, mas com diversificação no ramo de atuação entre refino, exploração, armazenamento e transporte, por exemplo.

Quais são as vantagens de investir no BIYE39?

O BIYE39 oferece alguns benefícios aos seus cotistas. Em primeiro lugar, conforme já mencionamos anteriormente, traz a oportunidade de investir em empresas do mercado americano sem precisar de uma conta em uma corretora internacional. Todo processo de investimento ocorre no Brasil, por meio da nossa Bolsa de Valores.

Outro ponto atrativo do BIYE39 está no custo. Embora obviamente exista uma taxa de administração cobrada, ela é bem menor do que a média de mercado para fundos que investem no mercado internacional em função de ser uma gestão passiva (isto é, o trabalho da BlackRock é apenas replicar um índice).

A diversificação internacional é uma boa estratégia para composição de um portfólio. Como sabemos, o Brasil é um país emergente e fica mais exposto ao ambiente econômico. Em crises, é natural que os investidores estejam em economias mais seguras, como são os Estados Unidos. E ter uma parte do patrimônio nesse mercado é uma boa estratégia.

Não podemos ignorar ainda o porte das companhias que fazem a composição do BIYE39. Estamos falando, afinal, de algumas das maiores empresas do mundo do segmento de energia.

Quais são as desvantagens de investir no BIYE39?

Já em relação aos riscos de investir no BIYE39, o principal deles é a concentração de apenas um segmento. Existem outros BDRs e ETFs na bolsa de valores mais diversificados, de modo que só vale a pena se a sua tese de investimentos seja exclusivamente para surfar um ciclo positivo das companhias de energia dos Estados Unidos.

Outro ponto a considerar é que essas empresas pertencem ao setor de commodities. Em outras palavras, os seus resultados dependem bastante do preço do barril de petróleo — algo que, como sabemos, gera uma exposição aos principais produtores desse combustível, como é o caso da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Por fim, é importante reforçar que há, além da variação dos ativos em si normal da renda variável, uma exposição ao dólar. Desta forma, em um momento ruim para o setor de petróleo, mas positivo para a economia global (levando investimentos para países emergentes), podemos ter o BIYE39 duplamente penalizado. E vice-versa.

Como investir no BIYE39?

Após realizar a leitura deste artigo, caso você goste da proposta do BIYE39 e opte por investir nesse BDR de ETF, o caminho é bem simples. Tudo que você precisa é de uma conta em uma corretora. Na sequência, vá até o seu Home Broker e digite pelo código de negociação do ativo (BIYE39), como se fosse comprar uma ação.

Crie a sua conta e teste de forma GRATUITA a versão BETA da nova ferramenta da Mais Retorno.

Se você deseja uma solução completa que permite você comparar diversos ativos de forma fácil e prática, através de uma base de dados qualificada, o Comparador de Ativos da Mais Retorno é ideal para você!

Sobre o autor
Stéfano Bozza
Formado em Administração pela PUC-SP. Trabalhou em empresas do segmento financeiro (Itaú BBA) e varejo (BRMALLS) até 2016, quando iniciou a jornada de produção de conteúdo para a internet com foco em finanças.