Logo Mais Retorno
Fundos de Investimentos

Entenda o que são BDR de ETFs e invista pelo mundo!

Os BDRs de ETFs são ativos de renda variável com lastro nas principais bolsas estrangeiras.

Data de publicação:28/12/2021 às 18:43 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O boom no mercado de ETFs (Exchange-traded Funds) tem chamado muito a atenção dos investidores atualmente, afinal com o surgimento de novos produtos que oferecem exposições nas mais diversas áreas, como criptomoedas e até mesmo ações estrangeiras, por exemplo, é possível construir uma carteira ainda mais diversificada. 

Inter lança três novos ETFs no mercado brasileiro
Foto: Envato

E acompanhando este avanço todo em relação a alternativas de aplicações para a sua carteira, surgiu um "novo tipo" de investimento que vem alcançando altos patamares no mercado. São os BDRs de ETFs. 

Você já ouviu falar? Então fique aqui para conhecer todos os detalhes deste ativo.

O que é BDR?

BDR é uma sigla que significa “Brazilian Depositary Receipt” e se trata de um papel lastreado em outro, que por sua vez é negociado em outra bolsa do mundo. Ou seja, o termo “lastreado” significa que o BDR deve representar uma carteira que siga exatamente algum outro investimento que é negociado em outra bolsa que não a brasileira.

Esse tipo de investimento surgiu através dos American Depositary Receipts (ADR), criados nos Estados Unidos nos anos 20 no intuito de beneficiar investidores americanos que buscavam investimentos no exterior. A partir de então, outras bolsas passaram a desenvolver o mesmo produto e ofertar a seus investidores.

Um ponto interessante sobre os BDRs, é que até outubro de 2020 somente quem possuía mais de 1 milhão de reais investidos poderiam negociar estes papéis. No entanto, o investimento foi liberado após as novas regras da CVM que liberou o acesso a todos.

É considerado a maneira mais simples de se investir no exterior, já que você não precisa abrir uma nova conta em uma corretora e nem mesmo fazer suas compras em dólares. No entanto, também possui suas desvantagens que você conhecerá a seguir.

Para investir em BDR basta você acessar o site ou aplicativo da sua corretora de valores brasileira (ou abrir uma conta em uma corretora de valores) e comprar os ativos, da mesma forma que compraria ações de empresas no Brasil.

O que é ETF?

Essa sigla é uma abreviação para Exchange Traded Funds — fundos negociados em bolsa, em tradução livre para o português.

O nome já é bastante intuitivo. Ao contrário de outros tipos de fundos de investimentos, as cotas de ETFs são negociadas na própria bolsa de valores. Isto é, juntamente com ações e fundos imobiliários.

O objetivo de um ETF é replicar um índice ou um segmento de mercado, permitindo ao investidor ter exposição a eles de forma passiva. Isto é, acompanhando o seu desempenho geral. Na prática, é uma forma de seguir uma "média" daquele mercado, de acordo com critérios específicos. É por isso que esse tipo de produto também é chamado de "fundo de índice".

Além disso, por ser uma estratégia mais simples, as taxas cobradas pela administração do fundo tendem a ser menores do que fundos que possuem gestão ativa.

O que são os BDRs de ETFs?

Os Brazilian Depositary Receipts de ETFs estrangeiros (BDR de ETF) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro cotas de ETFs emitidos no Exterior. 

Para os investidores que desejam mais facilidade, é muito mais fácil investir em BDRs de ETFs, do que enviar remessa de dinheiro para fora do país.

Em resumo, o investidor que aplica em BDR de ETF vai adquirir, de forma indireta, uma cota de ETF negociado em bolsas no exterior, que acompanham o desempenho de vários índices internacionais de mercado.

Os principais índices internacionais são financeiros, europeu, asiático, mercado de ações americanas, aeroespacial e de tecnologia.

Através dos BDRs de ETFs, você investe em diversas companhias de uma única vez, ampliando a diversificação do seu portfólio.

Como comprar BDRs de ETFs?

O processo para investir em BDRs de ETFs é muito simples. O primeiro passo é abrir uma conta numa corretora de valores vinculada a CVM (Comissão de Valores Mobilários) e regulamentada pelo Banco Central.

A partir daí, você transfere recursos para sua conta e inicia o investimento.

Na B3, os BDRs de ETFS têm códigos de negociação contendo quatro letras seguidas pelo número 39. Atualmente, há dezenas de opções desse ativo disponível na Bolsa brasileira. Os principais são:

NomeCódigo de Negociação
Core S&P 500BIVB39
Trust MSCI USBEGU39
MSCI ACWIBACW39
Global HealthBIXJ39
Coremsci EuropeBIEU39
MSCI Ásia JPBAAX39
MSCI AustráliaBEWA39
MSCI EurozoneBEZU39
MSCI United KingdomBEWU39
Global TechBIXN39
MSCI EMG MarkBEEM39
MSCI ChinaBCHI39
MSCI JapanBEWJ39
MSCI IndiaBNDA39
MSCI TaiwanBEWT39
United States FinancialBIYF39
Select DividendBDVY39
United States TechnologyBIYW39
Latin America40BILF39
Europe ETFBIEV39
Core Small CapBIJR39

Novos BDRs de ETFs da First Trust

Nos últimos meses, novos BDRs de ETFs da First Trust começaram a ser negociados na B3. A First Trust é uma gestora de investimentos do estado americano de Illinois. Atualmente, a empresa negocia 184 ETFs no mercado financeiro dos Estados Unidos. Seu patrimônio atual é de mais de 141 bilhões de dólares.

A empresa americana firmou uma parceira com a B3 para disponibilizar 13 novos produtos para investidores qualificados. Os BDRs de ETFs da First Trust têm lastro em diferentes setores como cybersegurança, cloud computing, energia limpa e saúde.

O interesse da First Trust no mercado brasileiro é impulsionado pelo crescimento de investidores no país. O público brasileiro está cada vez mais interessado em ativos nas áreas de biotecnologia, saúde e energia limpa.

Confira os novos 13 BDRs de ETFs da First Trust:

NomeCódigo de Negociação
First Trust Technology AlphaDEX FundBFTA39
First Trust Health Care AlphaDEX FundBFXH39
First Trust Dow Jones Internet Index FundBFDN39
First Trust Nyse Arca Biotechnology Index FundBFBI39
First Trust Cloud Computing ETFBKYY39
First Trust Rising Dividend Achievers ETFBFDA39
First Trust Nasdaq-100- Technology Sector Index FundBQTC39
First Trust Nasdaq-100 Equal Weighted Index FundBQQW39
First Trust Natural Gas ETFBFCG39
First Trust Nasdaq Cybersecurity ETFBCIR39
First Trust Morningstar Dividend Leaders Index FundBFDL39
First Trust International Equity Opportunities ETFBFPI39
First Trust US Equity Opportunities ETFBFPX39

Vantagens em investir nos BDRs de ETFs

Os BDRs de ETFs servem para que os investidores qualificados diversifiquem seus investimentos por moeda, país e setor, sem a necessidade de enviar dinheiro para o exterior. Além disso, há outras vantagens em investir nos BDRs de ETFs. Confira as principais:

  • Possibilidade de obter mais ganhos, por meio de estratégias diferenciais, balanceando ações nacionais e internacionais;
  • Exclusão de risco interno, pois seus investimentos não vão estar atrelados ao risco-Brasil.
  • Possibilidade de investir em maiores mercados.
  • Ampliação da sua carteira de investimento em empresas estrangeiras.
  • Facilidade de acesso aos ativos, pois toda transação é feita por uma corretora no Brasil e pago em real.
  • Redução de diversos riscos, por conta da diversificação da carteira.

Atualmente há mais de 80 BDRs de ETFs disponíveis na B3 para investidores pessoas físicas. Esse investimento é uma ótima alternativa para investidores agressivos que desejam proteger seu patrimônio, em razão da crise econômica e política que o país enfrenta desde o início da pandemia.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!