Logo Mais Retorno
Renda Variável

BDRs lançados na B3 dão acesso a ativos nas bolsas de Londres, Amsterdã e Toronto; saiba quais são

Investidor tem oportunidade de diversificação geográfica, moedas e região em sua carteira

Data de publicação:22/02/2022 às 00:30 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O investidor pessoa física tem mais 16 novos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) para ampliar a diversificação geográfica, moedas e região de sua carteira. Dentre os produtos que a B3 passou a oferecer nesta segunda-feira, 21, estão os primeiros BDRs de companhias listadas nas bolsas de Londres (London Stock Exchange), do Canadá (Toronto Stock Exchange) e Amsterdã (Euronext).

O comprador dos novos BDRs ou Certificados de Depósitos de Ações, que tem o Bradesco como depositário das ações, pode investir agora em empresas como Heineken, London Stock Exchange Group e Thomson Reuters Corporation.

BDRs
Segmento de BDRs foi um dos que mais cresceu no ano passado - Foto: Envato

Os produtos recém-ofertados vêm juntar-se aos 827 BDRs já listados e negociados na B3, a maioria (671) concentrada em ações de empresas americanas, seguida pelo Reino Unido, com 28, e Canadá, com 21.  Os demais estão espalhados entre países da Europa, América Latina e Ásia.

“Com os novos produtos, aumentam as possibilidades de diversificação da carteira dos investidores, sejam através de moedas, regiões ou setores, explica Marcos Skistymas, superintendente de Produtos de Equities, Juros e Moedas da B3.

Os BDRs foram os ativos de renda variável que mais cresceram, em número de pessoas físicas, no último trimestre de 2021. Em relação ao mesmo período de 2020, houve um crescimento de 994%, perfazendo 1,4 milhão de investidores.

Emitidos no Brasil por instituições depositárias (bancos ou corretoras), os BDRs são lastreados em ativos listados fora do País, como ações de empresas e ETFs (Exchange Traded Funds). Um dos atrativos é a possibilidade de investir em ativos estrangeiros sem abrir conta no exterior.

As empresas que estão por trás dos BDRs

ABN AMRO BANK N V (ABNB34) – Banco comercial de investimentos dos Países Baixos, resultado de uma série de fusões, a última em setembro de 1991, entre ABN AMRO Bank nv e Fortis Bank (Nederland) nv. A união criou o maior banco da Holanda na época.

AKZO Nobel N V (AKZA34) – Akzo Nobel N V é uma empresa holandesa, com sede em Amsterdã, fabricante de produtos químicos básicos e industriais, de acabamento industriais, tintas decorativas, revestimentos.

ALLFUNDS GROUP PLC (ALFG34) – Plataforma de distribuição de fundos, uma das maiores redes do mundo, empresa oferece serviços de negociação e ferramentas digitais para dados e análises, portfólio e relatórios, pesquisa e serviços regulatórios.

ANGLO AMERICAN PLC (AGPL34) – Empresa é um conglomerado britânico que atua no ramo da mineração. Um dos maiores do mundo nessa área de negócios, sua atuação está voltada principalmente à exploração e ao beneficiamento do grupo da platina.  A origem do grupo está ligada à exploração de minas na África do Sul.

BARRICK GOLD (GOLD34) - Atua em operações e projetos de mineração de ouro em 13 países nas Américas do Norte e do Sul, África, Papua Nova Guiné e Arábia Saudita. O portfólio é diversificado e abarca muitos dos distritos de ouro prolíficos do mundo. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo GOLD e na Bolsa de Valores de Toronto sob o símbolo ABX.

CLOVER HEALTH INVESTMENTS CORP (CLOV34) – Fundada em 2014, empresa americana de cuidados de saúde fornece planos de saúde Medicare Advantage e atua como entidade contratante direta com o governo dos Estados Unidos. A empresa gerencia o atendimento aos segurados do Medicare em 11 Estados americanos.

EXPERIAN PLC (EXPN34) – Empresa multinacional de gestão de informações e bancos de dados, tem atividades que se estendem por 44 países. Uma das sedes operacionais fica em São Paulo. O grupo Experian comprou a Serasa, maior empresa do ramo no País, em 2007.

GLENCORE PLC (GLEN34) – Empresa multinacional anglo-suíça de commodities de mineração. Com sede em Baar, na Suíça, atua também com metais, produtos agrícolas e energia.

HEINEKEN N V (HEIA34) – Multinacional holandesa tem mais de 165 cervejarias em mais de 70 países. Sua produção inclui 348 cervejas e sidras internacionais, regionais, locais e especiais. Desde outubro de 2016, a Heineken é considerada a segunda maior cervejaria do mundo.

HEINEKEN HOLDING N V (HEIO34) - A holding gerencia e/ou supervisiona a gestão do Grupo Heineken, além de prestar serviços para a Heineken NV.

LONDON STOCK EXCHANGE GROUP (LSGE34) – Empresa britânica de bolsa de valores e informações financeiras. Com sede em Londres, a LSE Group é proprietária da Borsa Italiana, Millenium TI e da Bolsa de Valores de Londres.

ROYAL BANK OF CANADA (RYBD34) – Empresa multinacional de serviços financeiros e maior banco canadense, com sede em Montreal e Toronto.

THE BANK OF NOVA SCOTIA (BNSP34) – Banco multinacional do Canadá, atualmente o terceiro maior do país.

STANDARD CHARTERED (STAN34) – Banco britânico, sediado em Londres. Opera em mais de 70 países, com uma rede de mais de 1.700 agências. Cerca de 90% de seus lucros são gerados na Ásia, África e Oriente Médio, regiões sob forte influência e desenvolvimento do Império Britânico. O banco está listado nas bolsas de valores de Londres, Hong Kong e Índia.

TESCO PLC (TSCO34) – Empresa multinacional varejista britânica, de pequenas lojas a hipermercados, a Tesco tem diversificado sua atuação geograficamente, com parceiros como a Samsung, na Coréia do Sul. A empresa está listada na Bolsa de Londres e faz parte do índice FTSE 100.

THOMSON REUTERS CORPORATION (TRIB34) - Multinacional de meios de comunicação e informação, criada pela compra, em abril de 2008, da britânica Reuters pela canadense Thomson Corporation.

Sobre o autor
Tom Morooka
Colaborador do Portal Mais Retorno.