Logo Mais Retorno
Economia

Inflação nos Estados Unidos, Livro Bege e PEC dos Benefícios marcam agenda econômica da semana; veja destaques

Mercados globais estão de olho na inflação americana

Data de publicação:11/07/2022 às 10:52 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho na última sexta-feira, 8, revelar que a inflação no Brasil segue alta, mas um pouco abaixo das projeções de mercado, os olhos dos investidores se voltam para os dados inflacionários de outros países. Na agenda econômica da semana, o principal destaque fica por conta do CPI (inflação ao consumidor) nos Estados Unidos, que sai na quarta-feira, 13, com projeções de que atinja o pico de 9% ao ano pelo BTG Pactual.

No mesmo dia, será divulgado o Livro Bege, um documento que relata, detalhadamente, a situação econômica nos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Este documento é considerado um dos mais completos sobre a economia daquele país e, junto aos dados de inflação, devem guiar o Fed em sua política monetária.

Bolsa agenda econômica
Mercados globais estão de olho na inflação | Foto: Reprodução

"A alta de preços está no epicentro dos movimentos de mercados nos últimos meses, com todos os olhos voltados para o desfecho do processo de alta de juros na economia americana, e no resto do mundo. Se muito forte, pode acabar mergulhando os Estados Unidos em uma recessão; se muito fraco, a inflação dará conta do recado reduzindo o poder de compra e aumentando a incerteza."

Rachel de Sá, chefe de economia da Rico

Cenário externo: outros dados nos Estados Unidos, Europa e Ásia

Ainda nos Estados Unidos, na quinta-feira, 14, o mercado conhecerá os índices de inflação ao produtor do país, com perspectivas de uma alta de 0,8% pelo Bank of America. A instituição explica que o avanço pode ocorrer, principalmente, pela forte alta observada nos preços de energia, com a cotação do barril de petróleo disparando nos últimos meses.

Na sexta-feira, 15, o país norte-americano conhecerá, também, os números referentes à produção industrial e às vendas no varejo de junho. Na semana, o mercado americano também contará com o início da divulgação dos balanços corporativos do segundo trimestre do ano, com destaque para a Delta Airlines na quarta, JP Morgan e Morgan Stanley na quinta e Citigroup e BlackRock na sexta.

Migrando para a Europa, o principal destaque da semana é a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre do Reino Unido, na quarta-feira. Já na Ásia, na quinta-feira a China divulga importantes indicadores: produção industrial de junho, vendas no varejo de junho e PIB do segundo trimestre, o que deve mexer com o mercado, já que se trata da segunda maior economia do mundo.

Cenário interno: PEC dos Benefícios agita agenda econômica

No Brasil, os olhos permanecem voltados para o cenário fiscal. O governo e sua base de apoio no Congresso buscam formas de conseguir a aprovação da PEC dos Benefícios o mais rápido possível. Essa proposta, que terá um impacto de mais de R$ 41 bilhões para os cofres públicos, visa conceder, entre outros auxílios, um vale de mil reais para caminhoneiros e mais R$ 200 nas parcelas do Auxílio Brasil.

Para que as medidas sejam aprovadas sem que a justiça eleitoral interfira no processo, tendo em vista que o pacote está sendo proposto às vésperas das eleições (e é contra as leis fornecer auxílios neste período), a PEC cria um estado de emergência no Brasil. As expectativas são de que a proposta seja aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados na terça-feira, 12.

A preocupação do mercado é que - além de que o governo não consiga arcar com os gastos (o que eleva a percepção de risco fiscal do País) - com essas novas despesas e mais dinheiro circulando, a inflação possa crescer ainda mais, anulando as medidas do Banco Central com os aumentos da Taxa Selic até aqui.

Na agenda econômica interna a semana conta também com a divulgação do desempenho do setor de serviços em maio, na terça-feira, e das vendas no varejo também em maio, na quarta-feira.

Confira a agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
Boletim FocusBrasilSegunda-feira, 11
Desempenho do setor de serviços em maioBrasilTerça-feira, 12
Votação da PEC dos Combustíveis (previsão)BrasilTerça-feira, 12
Vendas no varejo em maioBrasilQuarta-feira, 13
Inflação ao consumidor (CPI)Estados UnidosQuarta-feira, 13
Livro BegeEstados UnidosQuarta-feira, 13
PIB do segundo trimestreReino UnidoQuarta-feira, 13
Inflação ao produtor (IPP)Estados UnidosQuinta-feira, 14
PIB do segundo trimestreChinaQuinta-feira, 14
Produção industrial em junhoChinaQuinta-feira, 14
Vendas no varejo em junhoChinaQuinta-feira, 14
Produção industrial em junhoEstados UnidosSexta-feira, 15
Vendas no varejo em junhoEstados UnidosSexta-feira, 15
Fonte: Mais Retorno

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
Repórter na Mais Retorno