Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
DSC2686bx-800x533.jpg
Mercado Financeiro

Ações recomendadas: Vale volta ao jogo e junto com Itaú são os destaques nas carteiras para dezembro

Saiba mais sobre as mudanças na carteira de ações recomendadas por analistas que foram influenciadas por um cenário de juros altos, queda do Ibovespa e alta do dólar, e aumento do risco fiscal.

Data de publicação:05/12/2022 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Na passagem de novembro para dezembro, as mudanças na carteira de ações recomendadas por analistas foram influenciadas por um cenário de juros altos, queda do Ibovespa e alta do dólar, e aumento do risco fiscal. Em novembro, a Bolsa registrou perda de 3,06%, sendo a primeira vez que o índice fechou o mês no campo negativo desde junho, na casa dos 112 mil pontos.

Papéis de empresas ligadas à energia, farmácia e tecnologia ganharam espaço e ações da Vale voltaram às indicações. No levantamento feito pela Mais Retorno, 41 ações foram recomendadas por 6 casas de análise (BTG Pactual, Ativa Investimentos, Guide Investimentos, Warren Investimentos, Santander e Toro Investimentos). Confira a lista e os destaques de empresas recomendadas.

acoes.jpg
Itaú e Vale são os destaques para as carteiras de dezembro | Foto: Reprodução

Empresas do varejo, que estão ligadas à concessão de crédito para clientes, acabaram sofrendo mais no mês. Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VIIA3), tiveram quedas de 34%, 25% e 31%, respectivamente. Os setores de turismo e educação também passaram por perdas significativas.

O mau humor do mercado foi ditado pela conjuntura política local, com as incertezas sobre os recursos que a PEC da Transição colocará fora do teto de gastos e quais os nomes que vão compor a equipe econômica do novo governo, a partir de 2023. No cenário externo, a expectativa de reabertura na China e política de "covid zero" mais flexível, animou empresas ligadas ao minério de ferro. Gerdau, CSN e Vale avançaram 29%, 27% e 26%, respectivamente.

PetroRio

A PetroRio, que já havia sido destaque nas carteiras no mês de outubro, se manteve em novembro, aparecendo na carteira da Ativa Investimentos, Warren e BTG Pactual. O BTG destaca que a companhia já avançou bastante, mas ainda há espaço para crescimento. "A PRIO está agora em uma posição única no setor brasileiro de Óleo e Gás: forte curva de crescimento da produção, espaço para reduzir ainda mais os custos (breakeven) e bem capitalizada, o que deve permitir aproveitar oportunidades que ninguém mais pode no setor. E estamos confiantes de que haverá revisões de reservas mais positivas no curto prazo", diz o relatório.

Vale

As ações da Vale haviam perdido espaço na carteira do BTG Pactual em outubro, mas voltaram a ser recomendadas em dezembro, com a expectativa de reabertura na China. A Ativa Investimentos que já tinha indicado Vale no mês anterior e seguiu com a recomendação. De acordo com a Guide, "os números da mineradora não foram tão animadores no último trimestre de resultados divulgado, mas enxergamos que os preços ainda seguem descontados, ainda mais considerando o potencial IPO da unidade de metais básicos, que poderia destravar valor para a companhia no curto prazo".

Bancos

Itaú Unibanco é destaque entre as recomendações do setor, mas Banco do Brasil e Banco ABC também aparecem entre as indicações. A Toro Investimentos destacou que o rating do Banco ABC, de acordo com a Fitch Ratings, para o escala local, é AAA, e para a escala internacional, é BB.

Isso coloca a instituição em um grau de investimento de qualidade elevada. "O Banco ABC se apresenta como um player resiliente no mercado financeiro brasileiro. Com uma carteira de crédito focada em clientes institucionais do segmento Middle e Corporate, a Companhia apresenta uma carteira de crédito de baixo risco e uma inadimplência bem abaixo de outros players do mercado", pontua.

Serviços básicos

Empresas de serviços básicos como Sabesp e Equatorial Energia apareceram nas recomendações de dezembro. A Ativa Investimentos destacou que a Sabesp vem reportando resultados superiores às expectativas e que a empresa pode observar avanços regulatórios já em 2023. A estratégia de acrescentar a empresa de saneamento também está ligada ao possível avanço de privatização da companhia.

O BTG Pactual, que mantém Eletrobras, do setor elétrico, também adicionou Equatorial Energia. De acordo com a casa, a ação relativamente defensiva teve um desempenho ruim em novembro e agora está sendo negociada a uma TIR (Taxa Interna de Retorno) real estimada de 9,4%.

Setor farmacêutico

Chama a atenção nas ações recomendadas de dezembro o setor farmacêutico, com Raiadrogasil e Hypera aparacendo entre as recomendações. A Guide Investimentos destacou que os resultados da Hypera do terceiro trimestre de 2022 vieram bastante dentro das expectativas. Além disso, a empresa apresentou um crescimento de 25% na receita líquida e conseguiu “defender” suas margens operacionais, mostrando um bom controle de custos e despesas.

Confira as ações:

Vale a Itaú foram as que ganharam mais indicações, quatro cada uma, e são os destaques para fazer a travessia do último mês do ano.

Também estão bem posicionadas, com três recomendações cada uma, a Suzano, PetroRio, Petrobras, Totvs, Weg, Eletrobras e Assaí.

EmpresaTickerSetorQuem indicou?
SuzanoSUZB3Papel e CeluloseToro, Warren, Santander
KlabinKLBN11Papel e CeluloseWarren Investimentos
PetroRioPRIO3PetróleoAtiva, BTG Pactual, Warren Investimentos
SimparSIMH3Aluguel de veículosWarren Investimentos
JBSJBSS3ProteínaWarren Investimentos
PetrobrasPETR4PetróleoAtiva Inv., Guide, Santander
SomaSOMA3VarejoWarren Investimentos
B3B3SA3FinanceiroAtiva Investimentos
RandonRAPT4EquipamentosWarren Investimentos
Banco do BrasilBBAS3FinanceiroAtiva Investimentos
EngieEGIE3EnergiaWarren Investimentos
FleuryFLRY3SaúdeToro, Warren Investimentos
EnergisaENGI11EnergiaWarren Investimentos
Banco ABCABCB4FinanceiroToro Investimentos
Aliansce SonaeALSO3Plano de saúdeWarren Investimentos
TotvsTOTS3TecnologiaGuide Inv., Ativa, Santander
EztecEZTC3ConstruçãoWarren Investimentos
ValeVALE3MinérioBTG Pactual, Guide, Ativa, Santander
Itaú UnibancoITUB4FinanceiroGuide, Ativa, BTG Pactual, Santander
WegWEGE3EquipamentosToro Investimentos, BTG Pactual, Guide
EletrobrasELET3EnergiaBTG Pactual, Ativa, Santander
AmbevABEV3Alimentos e bebidasToro Investimentos
BB SeguridadeBBSE3FinanceiroBTG Pactual
MultiplanMULT3ShoppingsGuide, Santander
LocalizaRENT3Aluguel de veículosBTG Pactual, Ativa Investimentos
RaiaDrogasilRADL3FarmcêuticaAtiva Investimentos
ItaúsaITSA4FinanceiroToro Investimentos
EquatorialEQTL3EnergiaBTG Pactual
ArezzoARZZ3VarejoGuide Investimentos, BTG Pactual
3R PetroleumRRRP3PetróleoToro Investimentos
MinervaBEEF3ProteínasBTG Pactual, Ativa Investimentos
Porto SeguroPSSA3SegurosToro Investimentos
SabespSBSP3SaneamentoAtiva Investimentos
Vivo - Telefônica BrasilVIVT3TelecomunicaçõesToro Investimentos
AssaíASAI3VarejoGuide, Ativa, Santander
Rede D'orRDOR3SaúdeAtiva Investimentos
HyperaHYPE3FarmáciaGuide, Santander
Isa CteepTRPL4EnergiaToro Investimentos
YduqsYDU3EducaçãoGuide Investimentos
HapvidaHAPV3SaúdeAtiva Investimentos
BTG Patcual FinanceiroSantander

Leia mais:

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados