Logo Mais Retorno
Economia

Vendas do varejo caem 0,1% em dezembro e fecham 2021 com alta de 1,4%, revela IBGE

Resultado mensal icou acima da mediana das estimativas do mercado, de recuo de 0,5% no mês

Data de publicação:09/02/2022 às 12:16 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

As vendas do varejo caíram 0,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das estimativas do mercado, de recuo de 0,5% no mês. O intervalo das estimativas ia de queda de 1,6% a alta de 2,2%.

Foto: Envato
Varejo registra queda de 0,1% nas vendas em dezembro e fechou 2021 com alta de 1,4%, segundo IBGE - Foto: Reprodução

Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 2,9% em dezembro de 2021. Nesse confronto, as projeções eram de queda de 5% a alta de 4,8%, com mediana de contração de 3,2%.

As vendas do varejo restrito acumularam alta de 1,4% em 2021. A mediana das estimativas dos especialistas apontava para alta de 1,5%. As projeções iam de alta de 1% a avanço de 5%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 0,3% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou abaixo da mediana do mercado, que apontava para alta de 0,7%, com intervalo de queda de 0,9% a alta de 3,5%.

Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 2,7% em dezembro de 2021. Nesse confronto, as projeções variavam de queda de 4,0% a alta de 4,2%, com mediana indicando contração de 2%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,5% no ano de 2021. As projeções iam de queda de 0,8% a até expansão de 3,5%, com mediana de crescimento de 1,0%.

Revisões

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revisou o resultado das vendas no varejo em novembro ante outubro, de uma alta de 0,6% para avanço de 0,4%. As vendas do varejo ampliado - que incluem as atividades de veículos e material de construção - também foram revisadas, de uma alta de 0,5% para alta de 0,7% em novembro ante outubro, com ajuste sazonal.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!