Logo Mais Retorno
Renda Variável

Tesouro dos EUA lança campanha para educar o público sobre riscos de criptomoedas

A ideia da instituição americana é atingir o público com acesso limitado aos principais serviços financeiros

Data de publicação:08/03/2022 às 13:42 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está lançando uma iniciativa para aumentar a conscientização dos investidores sobre os riscos de investir em criptomoedas, à medida que o ativo digital ganha destaque no mercado financeiro.

Segundo informações da Reuters, a Comissão de Educação em Alfabetização Financeira do Tesouro criará materiais educacionais para informar tudo sobre as criptomoedas: o que são, como funcionam, como eles diferem de outras formas de pagamento, entre outros.

Tesouro dos EUA lança campanha para educar o público sobre riscos de criptomoedas
Tesouro americano desenvolverá materiais educativos sobre criptomoedas - Foto: Envato

O público-alvo que o Tesouro procurará alcançar com essa comunicação é aquele que tem acesso limitado aos principais serviços financeiros, segundo Nellie Liang, subsecretária do Tesouro para finanças domésticas.

“Estamos ouvindo cada vez mais sobre investidores e famílias que estão investindo em criptoativos e reconhecemos a complexidade de sua operação. É uma área na qual mais educação financeira e conscientização pode ser útil”,

Nellie Liang, subsecretária do Tesouro americano para finanças domésticas

A unidade de educação financeira é composta por 20 diferentes agências, incluindo a Securities and Exchange Commission.

Regulação e crescimento do mercado

A iniciativa também ressalta as preocupações crescentes entre os reguladores de que os criptoativos podem representar riscos para o sistema financeiro à medida que crescem em popularidade.

No ano passado, o valor das criptomoedas ultrapassou US$ 3 trilhões, com cerca de 14% dos americanos investindo em ativos digitais a partir do ano passado, segundo dados de uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago.

Propaganda maciça

Empresas como Crypto.com e FTX estão ajudando a impulsionar a popularidade das criptomoedas, com campanhas de marketing agressivas, que inclui celebridades e atletas.

Riscos e benefícios

O presidente da Security & Exchange Commision, Gary Gensler, disse no ano passado que a indústria de criptomoedas era um “oeste selvagem” das finanças, cheias de “fraudes, golpes e abusos”.

Embora o governo Biden e muitos legisladores tenham consciência sobre a necessidade de uma estrutura regulatória para o mercado de criptos, ainda é preciso afinar os ponteiros para definir um norte.

Embora a criptomoeda apresente riscos, o Tesouro também está ciente de que os criptoativos podem oferecer benefícios, como melhorar os pagamentos internacionais ou reforçar a inclusão financeira, disse Liang.

“Estamos apenas tentando aumentar a conscientização sem tentar eliminar novas tecnologias e inovações”, disse ela.

Leia mais

Criptos superam US$ 2 tri em valor de mercado com melhora de bitcoin (maisretorno.com)
Bitcoin e Ethereum caem e aprofundam crise das criptomoedas; o que está acontecendo? | Mais Retorno
Criptomoedas: quanto renderam os fundos? Qual o melhor investimento? (maisretorno.com)
ETF DEFI11 de criptomoedas estreia na Bolsa (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!