Tesouro IPCA
O que é Tesouro IPCA?
No Tesouro Direto, há títulos públicos atrelados a indexadores da economia, como é o caso do Tesouro IPCA. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE e mostra a variação dos preços praticados no comércio. Ele é considerado o indicador oficial da inflação brasileira.
O Tesouro IPCA é um título pós-fixado, em que o investidor não sabe o valor exato que receberá na hora do resgate, mas tem uma previsão de qual será o montante. Isso porque a sua remuneração é dada por uma taxa prefixada, além de acompanhar a variação do IPCA no futuro.
Na prática, isso significa que o investidor acaba se protegendo da inflação a longo prazo. Afinal, como recebe a rentabilidade prefixada mais o que oscilar o IPCA, podemos dizer que sempre haverá retorno em termos reais (acima da inflação).
Vale ressaltar que Tesouro IPCA é o nome dado para as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional, Série B) negociadas na plataforma do Tesouro Direto. Na prática são os mesmos títulos e por isso você pode ver as nomenclaturas diferentes em alguns lugares.
Como funciona o Tesouro IPCA
O Tesouro IPCA se divide em duas opções: com ou sem o pagamento dos juros semestrais.
- Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B): é um título indicado para quem quer receber uma remuneração regularmente. Ele paga os juros semestrais como antecipação do valor do vencimento.
- Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): paga o valor somente na data de vencimento. Por ser indicado como um investimento de longo prazo, o Tesouro IPCA+ sem juros semestrais é recomendado para quem não pretende utilizar o valor aplicado.
Venda antecipada
Uma característica importante do Tesouro IPCA está na oscilação do seu valor de mercado, o que pode influenciar o valor de resgate, caso ele seja feito antes da data do vencimento. Ou seja, ao fazer a venda antecipada, pode haver valorização ou desvalorização do título.
Isso acontece porque o valor é atualizado diariamente. Por isso, se o investidor mantém o título até o vencimento, receberá a remuneração exata que era esperada, caso contrário, não há nenhuma garantia.
Detalhes do Tesouro IPCA
As principais características do Tesouro IPCA são:
- Indicado para objetivos de longo prazo;
- Tem opções com e sem juros semestrais;
- Ao manter a aplicação até o vencimento do título, o investidor recebe o valor investido, o juro prefixado e a variação do IPCA;
- Assim como os demais títulos do Tesouro Direto, o Tesouro IPCA tem liquidação diária e há recompra pelo valor de mercado.
Como visto, além da variação do índice da inflação, o Tesouro IPCA tem uma rentabilidade prefixada (como 3% ao ano, por exemplo). O investimento mínimo neste título é de cerca de R$ 40,00.
Há papéis com vencimento no médio e, principalmente, no longo prazo. Exemplos: 2026, 2030, 2035, 2040, 2045 e 2055.
Custos
Os custos para investir no Tesouro IPCA são os mesmas para outros títulos do Tesouro Direto:
- Imposto de Renda, com alíquota regressiva, entre 22,5% e 15% sobre o rendimento;
- Taxa de custódia da Bolsa de Valores (B3) para ficar com o seu dinheiro;
- Taxa de administração para o banco ou corretora de valores (atualmente muitas isentam desse custo);
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que deve ser pago em caso de resgates feitos em menos de 30 dias depois da aplicação.
Para investir no Tesouro Direto, é preciso abrir uma conta na corretora ou banco que esteja habilitado a realizar esse tipo de operação. Depois de fazer a transferência bancária, o investidor pode utilizar a plataforma da corretora para acessar o Tesouro Direto ou utilizar o sistema do governo diretamente.