Renda Fixa: confira recomendações de Guide, XP e Genial para investir em maio
Confira os nomes indicados e qual a visão das corretoras para o cenário da Renda Fixa em maio
Que o momento é da Renda Fixa, ninguém duvida. Mas quais os melhores títulos para investir e o que esperar para os próximos meses, considerando Selic, IPCA e mercado de crédito privado?
Entre as recomendações de Guide, Genial e XP estão títulos pré-fixados, híbridos, créditos bancários e crédito privado.
Guide
“Seguimos dando preferência a títulos pré-fixados e híbridos (pré + inflação) frente ao atual nível das taxas de juros e a perspectiva de continuidade do processo de desinflação – tanto no Brasil como no mundo – que elevaram a possibilidade de um maior afrouxamento da política monetária ainda em 2023”, diz a Guide em sua recomendação de renda fixa para o mês.
Entre as apostas da corretora, estão também maior participação em papéis que compõem o IMA-B (IPCA) e IRF-M (Pré-fixados). Considerando a carteira do IMA-G, a Guide sugere menor exposição em papéis IMA-S (pós-fixados).
“Em especial, recomendamos os títulos da NTN-B com vencimento em 2035 e a LTN 2029”, conclui a Guide.
XP
A XP comenta, entre os dados do panorama econômico nacional, a divulgação do projeto de lei do novo arcabouço fiscal, avaliado como mais frágil que o esperado pelo mercado.
Sobre indicadores, o IPCA de março apresentou valor abaixo do esperado, enquanto dados de mercado de trabalho e setor de serviços vieram superiores às expectativas.
Entre os ativos recomendados, há divisão entre títulos públicos, créditos bancários e crédito privado. A corretora também sugere alocação diversa dependendo do perfil de investidor.
Para maio, a XP lista:
- Tesouro Selic 2026;
- NTN-B - 2026;
- NTN-B - 2035;
- LTN - Jul/2025;
- CDB (Banco Pan - Mai/2025);
- CDB (Banco Pan - Mai/2026);
- CRA (Minerva - Jul/2029);
- Debênture (Eneva - Set/2023) e
- CRA (Klabin - Mai/2034).
Na lista de ativos recomendados, a corretora faz a observação de não recomendar exposições a um único emissor maiores que 1% a 3% da alocação.
Genial
"No Brasil, o mês de abril foi caracterizado por um fechamento nas taxas dos DIs futuro, principalmente nos de vencimentos mais longos. Além disso, vimos uma boa performance das NTN-Bs longas, representadas pelo IMA-B 5+, e retornos positivos dos índices que acompanham Debêntures indexadas ao CDI (IDA-DI) e à inflação (IDA-IPCA)", explica a Genial.
A corretora optou pela manutenção da carteira sugerida em abril. Entre os nomes sugeridos, há mudança nos pesos de acordo com o tipo de carteira: conservadora, moderada ou arrojada.
As recomendações da corretora se concentram em:
- CRA (JBS);
- LCA (Banco ABC);
- ETF (B5P211 e LFTSF11);
- Tesouro IPCA 2035;
- CDB (BTG Pactual) e;
- Debênture (Copel Dis).
Leia mais
- Especial de renda fixa: com Selic em 13,75%, saiba quais são as melhores opções
- Ranking dos investimentos: quem ganha e quem perde em abril e no ano
- O momento é da renda fixa, mas o que é melhor: Tesouro Selic, Tesouro IPCA, LCI ou LCA?