Outros

Líder do setor de produção de papéis e embalagens no Brasil, a Klabin S. A. (KLBN11) é uma companhia que conta com um extenso portfólio de produtos de celulose, sendo considerada também uma das maiores exportadoras de papéis do país.

Listada na B3, as ações da companhia são indicadas tanto para pessoas mais experientes quanto iniciantes que têm interesse sobre o setor de celulose e papel. Tendo em vista seu porte, a Klabin é uma das principais empresas da bolsa de valores brasileira e, portanto, conhecê-la melhor antes de realizar qualquer tipo de aporte é uma tarefa imprescindível.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar alguns detalhes sobre a empresa, sua história e analisar e demais detalhes que poderão ajudá-lo a entender melhor sobre as vantagens de se investir na companhia. Acompanhe!

ÂncoraO que é a Klabin?

Presente em mais de 70 países e com cerca de 17 unidades industriais, sendo 16 delas no Brasil e uma na Argentina, a Klabin S. A. é líder na produção de papéis para embalagens, sendo a primeira companhia latino-americana a receber a certificação FSC.

Fundada a 121 anos pelo imigrante lituano Maurício Freeman Klabin a partir da compra da gráfica “Empreza Graphica Klabin”, a empresa hoje, com mais de 25 mil funcionários, atua em quatro áreas, entre a produção de celulose, desenvolvimento de embalagens, fabricação de matéria-prima e confecção de papel reciclado, papel kraft e papel cartão.

De acordo com o último relatório financeiro, a companhia obteve uma receita líquida de 3,467 bilhões de reais, tendo o seu valor de mercado fixado em março de 2021 em 30,3 bilhões. Estes números são resultados do recente crescimento do mercado interno e externo depois dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo.

Como funciona a Klabin?

Como já destacamos anteriormente, a Klabin S. A é uma empresa 100% brasileira e principal companhia produtora e exportadora de papel para embalagens do país. Sua administração é comandada pela Klabin Irmãos & Cia, tendo também outros importantes acionistas no controle do Grupo, como a Niblack Participações S/A, o BNDES Participações S/A e o Grupo Monteiro Aranha, por exemplo.

Dentre os principais instrumentos de governança da companhia, destaca-se o seu Conselho de Administração, composto por 13 membros efetivos e 13 suplentes, o Conselho Fiscal, que é formado por 10 membros, sendo cinco deles efetivos, além da sua Diretoria e Conselho de Assessoramento, normalmente composto por membros externos, isto é, que não participam do controle da organização.

Com mandatos anuais, podendo eles serem prorrogados em reeleição conforme as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral de Acionistas, dentre as principais atribuições do Conselho de Administração da empresa, em curto e longo prazo, estabelecer estratégias de desenvolvimento da companhia em todas as suas áreas de atuação.

Como investir na Klabin?

Negociadas na B3, bolsa de valores brasileira, as ações da Klabin também podem ser cotadas na bolsa norte-americana, Nasdaq, sobre o ticker KLBAY. Para realizar aportes nos papéis da companhia de celulose, o interessado deve, em primeiro lugar, abrir uma conta em uma corretora de valores para realizar as transações eletronicamente.

Vale destacar que a empresa conta ainda com três tipos de ações no mercado, sendo elas ações que dão direito ao voto em assembleias gerais, isto é, ações ordinárias (KLBN3); ações preferenciais (KLBN4), cuja vantagem está no recebimento de distribuição e na venda prioritária de ações e, por fim, as ações unit, caracterizadas pelo combo entre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN), cujo código é KLBN11.

De modo geral, a companhia conta com 5,5 bilhões de papéis, sendo 3,5 deles do tipo “preferencial”. Outro aspecto relevante é que a Klabin também compõe o índice Bovespa, sendo o seu peso de 0,597% em relação à atual composição do principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3.

Portanto, caso decida-se investir na companhia, já com sua conta aberta em uma corretora de valores, basta fazer login no seu Home Broker, escolher o tipo de ação que pretende investir, enviar seu capital para a conta responsável pela operacionalização das transações financeiras e, por fim, realizar sua solicitação de compra.

ÂncoraQuanto rende a Klabin?

Agora que você já sabe como funciona e como investir na empresa, chegou a hora de entender melhor sobre a rentabilidade das aplicações na B3. Basicamente, os aportes podem ter bons resultados a partir de diferentes estratégias de investimento, sendo os mais comuns a distribuição de dividendos.

Nesse formato, a empresa compartilha uma parte do seu lucro com todos os acionistas, gerando uma receita compatível ao número de ações que cada um dispõe. Na Klabin, essa prática é bastante recorrente e apresenta um histórico de pagamentos desse tipo de proventos bastante sólido.

Contudo, os investidores têm também novas alternativas de rentabilidade, especialmente em se tratando da compra e venda de ações após terem elas sido valorizadas. Para tanto, é preciso planejar-se financeiramente, a fim de evitar eventuais prejuízos e garantir sempre que os investimentos ocorram de forma segura.

ÂncoraVale a pena investir na Klabin?

Aos investidores que estão em busca de construir um portfólio de investimentos composto de ativos de longo prazo, as ações da Klabin (KLBN11) são ótimas oportunidades. Em contrapartida, é fundamental estar atento aos indicadores de desempenho da empresa, haja vista que alguns fatores da economia brasileira podem comprometer negativamente os lucros da companhia.

Nesse sentido, o primeiro passo para entender os benefícios e desvantagens desse tipo de investimento é analisar criteriosamente os aspectos atrelados à vantagem competitiva da companhia. Outros pontos de igual importância passam diretamente também pela avaliação da concorrência, bem como demais fatores de risco.

Considerando se tratar de um investimento de renda variável e a imprevisibilidade de retorno, para entrar no mercado de ações é indispensável cercar-se de cuidados, como avaliar o seu perfil de investidor e analisar o mercado. Contudo, vale ressaltar que a Klabin é uma empresa sólida de crescimento contínuo e, portanto, trata-se de um ótimo investimento para diversificar sua carteira, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Para continuar acompanhando as principais notícias do mercado financeiro e melhorar ainda mais o seu potencial de investidor, não deixe de conferir as novidades que compartilhamos em nosso blog.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais