Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bovespa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/01/2020 às 20:35 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Bovespa?

Bovespa é o nome dado a um importante agente do mercado ações brasileiro, como a sigla de Bolsa de Valores de São Paulo. 

Inicialmente um centro de transações acionárias regionais, hoje a Bovespa é a única Bolsa de Valores atuante no Brasil, responsável por todo volume de negociações aqui realizadas, sob a alcunha da B3.

Como a Bovespa surgiu?

Como você já sabe, o termo Bovespa se refere à Bolsa de Valores de São Paulo. O que você ainda não sabe é como a trajetória dessa Bolsa de Valores, inicialmente regional tão regional, a elevou à nível de importância nacional, a ponto de se tornar a única sobrevivente quando se trata de ações, mesmo oriunda de uma época em que o Brasil possuía praticamente uma Bolsa para cada estado.

Primeiramente, precisamos pontuar que o seu primeiro nome era ainda maior do que o atual. A Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, fundada em 1895, foi a primeira iniciativa bem-sucedida do tipo em terras brasileiras. Antes dela, tivemos ainda a Bolsa Livre, mercado de ações de 1890 encerrado com apenas um ano de fundação.

Em 1935, quando completava 40 anos de existência, a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo teve seu nome trocado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo. Você acha que acaba por aí? Não, não. Em 1967, chamá-la de Bolsa de Valores de São Paulo foi a nova nomenclatura defendida, a caráter de padronização, de modo que nasce aqui a famosa sigla Bovespa.

Os anos 1960, aliás, representaram ainda outras mudanças para a Bolsa de Valores paulista. Até 1965, cada Bolsa de Valores do país estava diretamente ligada à secretaria de finanças do estado onde se situava. A partir desse ano, no entanto, elas foram desvinculadas da esfera pública, se transformando em associações civis sem fins lucrativos e sendo verdadeiramente autônomas do ponto de vista financeiro, patrimonial e administrativo.

Já naquela época, a Bovespa e a BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) dividiam o protagonismo no mercado acionário brasileiro. Em 2000, as duas se unificaram.

Em 2007, outro movimento burocrático com efeitos práticos importantes. A Bovespa passou de uma mera associação civil sem fins lucrativos para se tornar uma companhia de capital aberto. No ano seguinte, foi celebrada a sua união com a Bolsa de Mercadorias e Futuros, dando origem a uma nova instituição chamada BM&FBovespa. Finalmente, em 2017 a BM&FBovespa se uniu à Cetip, criando-se assim a famosa B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Bovespa e Ibovespa representam a mesma coisa?

Não, mas, como se é de imaginar, os dois termos estão completamente relacionados.

Na verdade, Ibovespa é a sigla para Índice Bovespa, o indicador de desempenho do mercado de ações mais importante do Brasil e produzido por essa empresa.

Em resumo, o Ibovespa é composto por uma carteira teórica com as ações das maiores companhias brasileiras de capital aberto, em valor de mercado. Conforme essas ações caem ou sobem, se desenha uma média dos movimentos das cotações no cenário geral.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados