Logo Mais Retorno
Economia

Opep+ anuncia corte na produção de petróleo a partir de outubro, contrariando pedidos de presidente dos Estados Unidos

Opep+ teme uma possível redução na demanda ocasionada pelo fraco crescimento econômico dos países

Data de publicação:05/09/2022 às 11:24 -
Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:

Os integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) informaram, nesta segunda-feira, 5, que a produção da commodity em outubro retornará aos níveis de agosto. Na prática, a medida significa que haverá um corte de 100 mil barris por dia (bpd) na oferta, na contramão da pressão ocidental por aumento do fornecimento.

Em comunicado após reunião ministerial, a Opep+ reforçou que o ajuste de alta em setembro seria pontual. O grupo deixou em aberto a possibilidade de convocar um novo encontro emergencial a depender dos desdobramentos dos mercados. A próxima conferência regular está marcada para 5 de outubro.

petróleo opep
Opep+ vai reduzir produção de petróleo | Foto: Unsplash

Oferta e demanda na decisão da Opep

A redução na oferta reflete os temores de que a desaceleração da economia global cause uma recessão e diminua a demanda por petróleo, cujas cotações caíram recentemente.

Com o corte, a Opep+ contraria os reiterados pedidos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por aumento na produção, diante dos efeitos da guerra na Ucrânia sobre os preços. / Com Agência Estado e Dow Jones Newswires

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!