Logo Mais Retorno
Economia

Agenda econômica da semana é marcada por dados de inflação no Brasil; confira os destaques

Na Europa, as atenções ficam com a decisão de política monetária na zona do euro

Data de publicação:05/09/2022 às 07:51 -
Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:

Em uma semana mais curta por conta do feriado de Dia da Independência - que acontece nesta quarta-feira, 07 -, a agenda econômica brasileira tem como grande destaque a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O indicador, que reflete a inflação oficial do País, será informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira, 09, com expectativas do mercado de queda de 0,39%.

No cenário externo, a semana também é mais curta por conta do feriado de Dia do Trabalho nos Estados Unidos nesta segunda-feira, 05. Ainda assim, os próximos dias contam com dados importantes, principalmente a decisão de política monetária na zona do euro, com reunião marcada para quinta-feira, 08.

Focus agenda econômica
Dados de inflação estão no radar dos investidores | Foto: Envato

Em sua última reunião, o Banco Central Europeu (BCE) optou por elevar suas taxas de juros em meio ponto percentual, tirando-as do patamar negativa para 0% ao ano, na maior alta em 11 anos. Em meio à inflação persistente no bloco, analistas do mercado já projetam que o amento dos juros desta vez devem ser ainda mais expressivos, a uma taxa de um ponto percentual.

Outros destaques

Também na zona do euro, na quarta-feira será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco no segundo trimestre de 2022, assim como o da Alemanha.

No Brasil e na Europa, a agenda econômica da semana conta com os índices gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) ainda nesta segunda-feira. Estes indicadores mostram como anda a atividade econômica dentro de cada região.

Por conta do feriado, os PMIs dos Estados Unidos serão divulgados na terça-feira, 06. Hoje, o único evento de maior impacto no país americano é a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Ao longo dos próximos dias, a maior economia do mundo ainda conta com a divulgação do Livro Bege, das perspectivas energéticas no curto prazo e com discursos de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Confira a agenda econômica da semana

AcontecimentoPaísData
Boletim FocusBrasilSegunda-feira, 05
PMI CompostoBrasil, Alemanha, Reino Unido, Zona do EuroSegunda-feira, 05
PMI do Setor de ServiçosBrasil, Alemanha, Reino Unido, Zona do EuroSegunda-feira, 05
Vendas no varejoZona do euroSegunda-feira, 05
Reunião da OPEPEstados UnidosSegunda-feira, 05
PMI de ConstruçãoReino UnidoTerça-feira, 06
PMI CompostoEstados UnidosTerça-feira, 06
PMI do Setor de ServiçosEstados UnidosTerça-feira, 06
PMI ISM Não-ManufaturaEstados UnidosTerça-feira, 06
PIB do 2° trimestreAlemanha, Zona do EuroQuarta-feira, 07
Discursos de membros dos bancos centraisAlemanha, Reino Unido, Zona do EuroQuarta-feira, 07
Perspectiva energética de curto prazoEstados UnidosQuarta-feira, 07
Livro BegeEstados UnidosQuarta-feira, 07
IGP-DI de agostoBrasilQuinta-feira, 08
Decisão de taxa de jurosZona do EuroQuinta-feira, 08
Discurso de Jerome Powell, presidente do FedEstados UnidosQuinta-feira, 08
CPI (Inflação) de agostoChinaQuinta-feira, 08
IPCA de agostoBrasilSexta-feira, 09
Cúpula da Zona do EuroZona do EuroSexta-feira, 09
Fonte: Investing

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!