Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
carteiras recomendadas de setembro
Renda Variável

Ações ligadas ao consumo doméstico e serviços básicos lideram as carteiras recomendadas de setembro; confira

Entre as carteiras recomendadas de seis corretoras analisadas pela Mais Retorno, quatro indicaram as ações da Totvs

Data de publicação:02/09/2022 às 05:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Em setembro, os pontos de atenção no radar dos investidores permanecem os mesmos: ajuste dos juros nos Estados Unidos, cenário macroeconômico na China e na Europa e eleições brasileiras, que têm seu primeiro turno marcado para daqui exatamente um mês, em 2 de outubro.

Com as tensões vindas do exterior, mas sinais de crescimento da atividade no Brasil - o que pode ser observado pelo próprio Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, divulgado ontem, que registrou avanço de 1,2% -, as empresas ligadas ao consumo doméstico e aos serviços básicos, como energia elétrica e saneamento básico, ganharam espaço nas carteiras recomendadas de diversas corretoras.

carteiras recomendadas de ações
Carteiras recomendadas consideram crescimento do PIB e instabilidade no cenário externo | Foto: Reprodução

Dentre as 43 ações recomendadas nas carteiras de seis corretoras analisadas pela Mais Retorno (Ativa Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, Genial Investimentos, Guide Investimentos e Toro Investimentos), as empresas de consumo doméstico apareceram 13 vezes, liderando as indicações, seguidas pelas companhias que oferecem serviços básicos, com oito indicações.

Já as empresas com maior peso na composição do Ibovespa, Vale e Petrobras, que antes estavam presentes em quase todos os portfólio, perderam espaço em setembro, à medida que crescem as expectativas de que os Estados Unidos e a Europa possam passar por um período de recessão econômica, o que impactaria na demanda por commodities, principalmente petróleo e minério de ferro.

Consumo doméstico lidera as carteiras recomendadas

As indicações de companhias de consumo dentro das carteiras foram variadas, dos segmentos de alimentos e bebidas à locação de veículos, passando pelos shoppings, varejo tradicional, e-commerce, viagens e turismo e supermercados.

"A sinalização do final do ciclo de alta de juros e os resultados resilientes na última temporada de balanços nos fazem acreditar que esse grupo de empresas pode apresentar boas oportunidades."

Genial Investimentos, em relatório

Entre todos esses segmentos, as ações de consumo que mais se destacaram foram Assaí, com três indicações, Ambev e Magazine Luiza, com duas indicações cada.

Destaques dentro do consumo doméstico

Em relatório, a Guide afirma que o Assaí, rede de supermercados focada no atacarejo, é a maior marca operada pelo Grupo Casino no mundo e detém cerca de 30% do market share brasileiro, com 187 lojas em 23 estados "atendendo revendedores, transformadores, utilizadores e consumidores finais". A corretora considera que a companhia possui uma forte geração de caixa, "sendo um destaque de crescimento no setor". A Ativa e a Genial também recomendaram o papel.

A Ambev, uma das cinco maiores empresas produtoras de bebidas no planeta, está no portfólio do BTG e da Toro. "No segundo trimestre de 2022, a Ambev apresentou um volume recorde de vendas de cerveja. Entretanto, as pressões de margem com o custo de commodities atrapalharam a valorização do papel, mas que pode agora retomar a curva de alta, tendo em vista as melhorias operacionais com questões digitais, e ainda o 'efeito copa', que podem acelerar a venda de bebidas nesse final de ano", dizem os analistas da Toro.

Sobre o Magazine Luiza, recomendado pela Ativa e pela Guide, a primeira explica que o valuation da empresa está descontado, em decorrência do cenário de juros altos. "Na medida em que a companhia vem reduzindo aos poucos sua dependência da demanda por bens duráveis, enxergamos ela bem posicionada para continuar expandindo suas vendas, base de clientes e rentabilizando cada vez mais o consumidor dentro da plataforma", ressalta a Ativa.

Serviços básicos ganham cada vez mais espaço

Já há alguns meses, os papéis de empresas ligadas aos serviços básicos (também conhecidos como utilities) vêm se destacando entre as carteiras recomendadas. De acordo com especialistas, isso acontece porque essas companhias oferecem os serviços considerados essenciais. Assim, mesmo em momentos de inflação e juros altos, ou de deterioração do cenário macro, as empresas continuam gerando receita.

As ações de utilities mais recomendadas em setembro foram as da Eletrobras e da Sabesp, com duas indicações cada uma. Outras companhias de energia elétrica também estão nos portfólios, como Copel, Equatorial, ISA CTEEP e Taesa, mas as recomendações variam de corretora para corretora.

Sobre a Eletrobras, o BTG Pactual afirma que a empresa oferece um grande potencial de valorização para seus acionistas. "A preços atuais, a ação ainda está precificando o que vemos como um cenário de uma empresa estatal bem administrada, mas incorporando muito pouco de seu potencial privatizado", explica a corretora. A Ativa também recomendou o papel.

Em relação à Sabesp, a CM Capital destaca que a empresa apresenta algumas vantagens competitivas, como a previsibilidade de geração de receita por conta dos longos prazos de concessão e o fato de ela ser a "detentora do monopólio no setor de saneamento no estado de São Paulo". O BTG Pactual também indicou a ação em seu portfólio de setembro.

Totvs se destaca nas carteiras recomendadas

Embora não faça parte nem do setor de consumo doméstico nem dos serviços básicos, a empresa de tecnologia Totvs liderou as carteiras recomendadas de setembro como ação única, estando em quatro dos seis portfólios. Ativa, BTG Pactual, Genial e Guide recomendaram as ações da companhia.

"Vale ressaltar o bom comprometimento da empresa com redução de custos e solidez nas suas operações, crescendo em diversas linhas de receita, principalmente as que possuem as maiores fatias das suas receitas (como Gestão e Techfin), impactadas majoritariamente pelo aumento dos juros, que estão sendo repassados com eficiência para os seus clientes. As investidas da Totvs com outras grandes companhias mostram que a empresa tem potencial também na exploração de novos negócios. Vemos a Totvs como um dos players mais bem posicionados no setor de tecnologia no país."

Guide Investimentos, em relatório

Confira as ações recomendadas nas carteiras de setembro

EmpresaCódigoSegmentoQuem indicou?
AmbevABEV3Alimentos e bebidasBTG Pactual, Toro
AmericanasAMER3VarejoGenial
ArezzoARZZ3VarejoBTG Pactual
AssaíASAI3SupermercadosAtiva, Genial, Guide
B3B3SA3Setor financeiroGenial
Banco do BrasilBBSA3BancosAtiva, Guide
BB SeguridadeBBSE3SeguradorasGenial
BradescoBBDC4BancosToro
CCRCCRO3InfraestruturaGenial
CopelCPLE6Energia elétricaCM Capital
CVCCVCB3Viagens e turismoToro
EletrobrasELET6Energia elétricaAtiva, BTG Pactual
EquatorialEQTL3Energia elétricaGuide
FleuryFLRY3SaúdeToro
Grupo Pão de AçúcarPCAR3SupermercadosToro
Grupo SomaSOMA3VarejoAtiva
HyperaHYPE3SaúdeGuide
IntelbrasINTB3TecnologiaGenial
ISA CTEEPTRPL4Energia elétricaToro
Itaú UnibancoITUB4BancosAtiva, BTG Pactual, Genial
Lojas RennerLREN3VarejoGuide
LocalizaRENT3Aluguel de carrosAtiva
Magazine LuizaMGLU3VarejoAtiva, Guide
MinervaBEEF3Alimentos e bebidasGuide
MRVMRVE3Construção civilBTG Pactual
MultiplanMULT3ShoppingsAtiva
PetrobrasPETR4Petróleo e gásAtiva, Guide
PetroRioPRIO3Petróleo e gásAtiva, CM Capital
Porto SeguroPSSA3SeguradorasToro
Raia DrogasilRADL3SaúdeAtiva, Toro
Rede D'OrRDOR3SaúdeAtiva
RumoRAIL3InfraestruturaBTG Pactual, Toro
SabespSBSP3Saneamento básicoBTG Pactual, CM Capital
São MartinhoSMTO3Açúcar e álcoolCM Capital
SLC AgrícolaSLCE3AgronegócioCM Capital
SuzanoSUZB3Papel e celuloseCM Capital
TaesaTAEE11Energia elétricaGenial
TelefônicaVIVT3TelecomunicaçõesToro
TotvsTOTS3TecnologiaAtiva, BTG Pactual, Genial, Guide
UniparUNIP6Indústria químicaGenial
ValeVALE3Mineração e siderurgiaAtiva, CM Capital, Guide
VibraVBBR3Petróleo e gásAtiva, BTG Pactual
WegWEGE3Bens de capitalBTG Pactual, CM Capital
Fonte: Ativa Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, Genial Investimentos, Guide Investimentos e Toro Investimentos

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados