Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mesmo com pressões de baixa, Bolsa fecha com alta de 0,22%; dólar cai 0,46%

Tensões entre Rússia e Ucrânia devem continuar trazendo instabilidade aos mercados na semana

Data de publicação:14/02/2022 às 18:09 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:

Foi por pouco, mas Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, conseguiu fechar no azul nesta segunda-feira, 14, a quinta alta seguida. O Índice Bovespa que mede a variação das 93 ações mais negociadas em pregão, apresentou valorização de 0,22%, aos 113.819 pontos no fim das operações. O dólar, na contramão, caiu 0,46%, cotado a R$ 5,218.

O mercado interno até que suportou bem as pressões de baixa, que não foram poucas durante o dia, tanto lá de fora como no cenário doméstico, sustentado pelo capital estrangeiro, que continua ingressando na B3.

bolsa
A entrada de capital estrangeiro continua sustenta a Bolsa - Foto: Reprodução

Entre os fatores negativos, o principal continuou sendo o conflito entre Ucrânia e Rússia, que se arrasta há dias e deve seguir trazendo volatilidade aos mercados internacionais nesta semana.

Esse fato e as expectativas com o aumento dos juros nos Estados Unidos levaram as bolsas europeias e americanas a fechar no vermelho. O Índice Dow Jones caiu 0,62%, o S&P500, 0,49%, e o Nasdaq, 0,87%.

"O mundo inteiro de olho nas possíveis consequências na escala das tensões do Leste europeu, situação que leva os investidores a buscar ativos mais seguros", analisa Romero Oliveira, especialista da Valor Investimentos.

Os conflitos poderão resultar em interrupção no fornecimento de petróleo, gás e carvão, especialmente para países da Europa, tendem a pressionar os preços dos produtos para cima.

No cenário doméstico, as notícias também não foram boas para a Bolsa, porque as projeções de inflação e juros voltaram a subir: para o IPCA de 2022 elas passaram de 5,44% para 5,50%, e para a Selic, de 11,75% para 12,25% ao ano.

Não bastassem todos esses fatores, Fabrício Silva Soares, especialista em Renda Variável da Blue3, lembra que autoridades do governo do presidente Jair Bolsonaro e presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, agendaram para esta semana uma reunião para discutir a legalidade de proposta legislativa que venha a reduzir o preço dos combustíveis em um ano eleitoral.

As maiores altas do Ibovespa nesta segunda-feira ficam com papeis do banco Inter que subiram 7,84%(BIDI4) e 7,15% (BIDI11); os papeis de Petz (PETZ3), com alta de 6,53%; e da farmacêutica Hypera (HYPE3), 4,41%.

Em relação à safra de balanços, as atenções estarão voltadas para os resultados de Banco do Brasil, nesta segunda-feira, segundo Romero Oliveira.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

Inscreva-se em nossa newsletter