Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: confira a Bolsa e o dólar nesta terça-feira, 23 de agosto

Investidores aguardam o simpósio anual do Fed em busca de novas pistas sobre a política monetária americana

Data de publicação:23/08/2022 às 10:51 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Em dia de agenda local esvaziada, a Bolsa começou o pregão desta terça-feira, 23, em alta, descolada do exterior. Às 11h51, o Ibovespa subia 1,58%, aos 112 mil pontos. O dólar recuava 1,40%, cotado a R$ 5,09.

O foco segue voltado para o mercado internacional, com os investidores no aguardo do simpósio anual de Jackson Hole, realizado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), no qual deve trazer novos sinais sobre os rumos da política monetária dos Estados Unidos.

Mercado
Ibovespa descola do exterior, mas investidores seguem na espera do simpósio anual de Jackson Hole, do Fed - Foto: Reprodução

Para os especialistas, é possível que o BC americano siga com uma postura mais dura sobre o ciclo de aperto monetário, com vários dirigentes reforçando a necessidade de aplicar novos ajustes na taxa básica de juros para trazer a inflação para a meta de 2%.

Na véspera, as bolsas de Nova York sofrerem perdas de até 2,5%, as maiores em um único dia desde junho.

A grande questão é se o BC americano voltará a elevar juros em 75 pontos-base em setembro, como fez em suas duas últimas reuniões, ou se irá moderar o ritmo de ajuste, após sinais de leve desaceleração da inflação nos EUA.

Em termos de dados econômicos, o mercado digere o PMI de serviços americano de agosto, que caiu a 44,1, atingindo o patamar mais baixo em 27 meses. Após o fechamento, a partir das 20h, o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, fala em evento.

Bolsas americanas/índices

  • S&P 500: +0,21%
  • Dow Jones: -0,13%
  • Nasdaq 100: +0,34% (dados atualizados às 11h53)

O dia na Bolsa

O Ibovespa sobe forte nesta terça-feira, amparado pelas ações das gigantes de commodities, tanto do mercado de siderurgia e mineração, quanto da área de petróleo. Às 11h42, as ações da Petrobras avançavam 2,43% (ON) e 2,81% (PN), seguida pelas demais petroleiras.

Já a Vale, no mesmo horário, acelerava 4,47%, tendo as demais gigantes do setor na mesma esteira de alta.

O petróleo sobe após o ministro da Energia da Arábia Saudita dizer que a Opep+ pode reduzir a produção da commodity em meio à recente volatilidade do mercado. O minério de ferro também avança, com as medidas de estímulo do governo chinês.

Maiores altas

EmpresaTickerVariação
Magazine LuizaMGLU3+3,14%
3R PetroleumRRRP3+3,42%
PetroRioPRIO3+3,20%
MéliuzCASH3+2,54%
UsiminasUSIM5+2,37%

Maiores baixas

EmpresaTickerVariação
Americanas S.AAMER3-1,19%
SulAméricaSULA11-1,04%
BRFBRFS3-0,92%
JBSJBSS3-0,94%
Grupo SomaSOMA3-0,57%
Fonte: B3 (dados atualizados às 10h38)

Brasil: agenda esvaziada e entrevista de Bolsonaro no JN

No ambiente doméstico, a agenda econômica segue esvaziada, com apenas a realização de oferta do Tesouro de LFTs e NTN-Bs.

Os investidores acompanham a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento, durante a manhã, junto com o presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, repercutem a participação do presidente em entrevista no Jornal Nacional, da TV Globo, na qual Bolsonaro sinalizou que pretende manter a política econômica iniciada em 2019 e reiterou que o resultado das urnas será respeitado.

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em queda, com o mercado digerindo dados sobre o PMI composto tanto da zona do euro quanto do Reino Unido.

Na zona do euro, o PMI composto preliminar caiu para 49,2 pontos em agosto, de 49,9 em julho, mas acima do esperado pelo mercado, de 49 pontos.

No Reino Unido, o indicador recuou para 50,9 pontos, de 52,1 em julho e um pouco abaixo da estimativa dos analistas, de 51 pontos.

Bolsas europeias/principais índices

  • Stoxx 600 (pan-europeu): -0,58%
  • DAX (Frankfurt): -0,31%
  • FTSE 100 (Londres): -0,80%
  • CAC 40 (Paris): -0,43% (dados atualizados às 12h04)

Bolsas asiáticas fecham em queda com NY

As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta terça-feira, acompanhando o mau humor em Wall Street, que ontem sofreu o maior tombo em um único pregão desde junho em meio à especulação sobre novas altas de juros nos EUA.

O índice acionário japonês Nikkei caiu 1,19% em Tóquio, aos 28.452 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 0,78% em Hong Kong, aos 19.503 pontos, o sul-coreano Kospi cedeu 1,10% em Seul, aos 2.435 pontos, e o Taiex apresentou queda de 0,98% em Taiwan, aos 15.095 pontos.

Na China continental, os mercados tiveram perdas apenas marginais: de 0,05% no caso do Xangai Composto, aos 3.276 pontos, e de 0,04% no do Shenzhen Composto, aos 2.227 pontos.

Contrariando a tendência global de aperto monetário, a China reduziu seus principais juros na véspera, num momento em que enfrenta sua maior onda de calor em seis décadas e um racionamento de energia que está prejudicando a manufatura.

Na Oceania, a bolsa australiana acompanhou Wall Street e hoje sofreu também sua maior queda desde junho. O S&P/ASX 200 caiu 1,21% em Sydney, aos 6.961 pontos. / com Agência Estado

Leia mais

SNAG11 quebra recorde de volume de negociação em sua estreia na B3 (maisretorno.com)
Previsões econômicas: 4 livros mostram quais são as dificuldades (maisretorno.com)
Blockchain: gigantes de Wall Street miram integração com a rede (maisretorno.com)
Renda fixa prefixada é a melhor opção do momento para a Guide (maisretorno.com)

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!