Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta sexta-feira, 26 de agosto

Mercados globais estão atentos ao discurso de Jerome Powell

Data de publicação:26/08/2022 às 11:25 -
Atualizado 3 dias atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, amanheceu com bastante volatilidade nesta sexta-feira, 26, acompanhando as expectativas dos investidores em nível global em relação ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), no Simpósio de Jackson Hole. Às 11h, o Ibovespa tinha leve alta de 0,07%, aos 113.611 pontos, enquanto o dólar caía 0,53%, cotado a R$ 5,08.

O Simpósio é um evento anual realizado nos Estados Unidos e que reúne diversas autoridades monetárias, economistas, políticos e agentes do mercado para discutir os rumos da política monetária no país. No discurso de Powell, especialistas esperam ver alguma sinalização sobre a trajetória do ciclo de altas nas taxas de juros americanas, hoje entre 2,25% e 2,50% ao ano.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

O que movimenta o mercado hoje?

Também influencia no humor do mercado os dados de inflação recém-divulgados pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos. O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) recuou 0,1% em julho ante junho, com alta de 6,3% na comparação anual, abaixo das expectativas do mercado, de estabilidade.

O PCE é o indicador de inflação favorito do Fed e, com a surpresa baixista, pode levar a um aumento mais moderador dos juros na maior economia do mundo. Neste cenário de incertezas, os principais índices acionários do mundo também operam com volatilidade e oscilando entre altas e baixas, o que segura uma alta mais acentuada do Ibovespa.

No campo positivo, as ações da Vale, empresa com maior peso na composição do índice, operam em alta, puxando a Bolsa para cima. Às 11h, os papéis da mineradora registravam avanço de 1,37%, acompanhando a valorização do minério de ferro no exterior, com as notícias de que a China vai oferecer estímulos à economia em meio as fortes ondas de calor no país.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
CieloCIEL3+4,66%
AlpagartasALPA4+3,44%
CSN MineraçãoCMIN3+2,04%
Pão de AçúcarPCAR3+1,76%
ValeVALE3+1,37%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
UsiminasUSIM5-4,09%
Grupo NaturaNTCO3-3,43%
GolGOLL4-2,52%
CemigCMIG4-2,06%
ViaVIIA3-1,78%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Mercados internacionais

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 0,16%
  • S&P 500: baixa de 0,15%
  • Nasdaq 100: baixa de 0,23%

Dados atualizados às 11h

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): baixa de 0,64%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 0,12%
  • DAX (Alemanha): baixa de 0,51%
  • CAC 40 (França): baixa de 0,58%

Dados atualizados às 11h

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,