Logo Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta sexta-feira, 19 de agosto

Mercados globais operam em baixa, com cautela pelas taxas de juros americanas

Data de publicação:19/08/2022 às 11:16 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

No último pregão da semana, a Bolsa de Valores opera em baixa nas primeiras horas do dia, puxada pela queda das commodities e acompanhando o exterior negativo, além do risco fiscal com as eleições que permanece no radar dos investidores. Às 11h10 desta sexta-feira, 19, o Ibovespa registrava queda de 1,58%, aos 112.009 pontos, enquanto o dólar tinha alta de 0,30%, negociado a R$ 5,19.

Na véspera, James Bullard e Esther George, dois membros votantes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) afirmaram que a instituição continuará subindo seus juros, hoje entre 2,25% e 2,50%, até que a inflação esteja controlada e volte à meta de 2,00% no acumulado em 12 meses. Analistas do BTG Pactual explicam que as falas dos dirigentes elevaram as expectativas e a cautela do mercado com a política monetária na maior economia do mundo.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

Com juros mais altos, há maiores chances de que o país e o mundo possam passar por um período de recessão econômica, já que a tendência é de uma desaceleração na atividade. Neste contexto, investidores buscam proteção nos ativos que são considerados mais seguros, como o dólar e os títulos públicos americanos, o que impacta negativamente os ativos de risco e moedas de outros países, como o Brasil.

Também pelas perspectivas de que uma recessão econômica pode estar próxima, as commodities vivem um dia de baixa. Acompanhando o desempenho do petróleo e do minério de ferro, respectivamente, a Petrobras e a Vale - empresas com o maior peso na composição do Ibovespa - registravam baixa de 1,56% e 1,43%, às 11h10, impulsionando o índice para baixo.

No cenário doméstico, houve pela manhã a divulgação do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador, bastante utilizado pelo mercado imobiliário para corrigir seus preços, recuou 0,57% na segunda prévia de agosto, após registrar alta de 0,52% na mesma medição no mês passado.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
YduqsYDUQ3+1,43%
MinervaBEEF3+0,55%
FleuryFLRY3+0,49%
SabespSBSP3+0,34%
CognaCOGN30,00%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h10

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
PetzPETZ3-6,75%
AzulAZUL4-5,89%
MRVMRVE3-5,77%
HapvidaHAPV3-5,54%
LocawebLWSA3-5,06%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h10

Mercados internacionais

Os principais índices acionários dos Estados Unidos e da Europa operam em baixa nesta sexta-feira, com os investidores demonstrando aversão a riscos em meio à cautela sobre os rumos da política monetária no país norte-americano.

A exceção do dia é o Reino Unido, que vê sua principal bolsa operar em alta após a divulgação de dados econômicos. As vendas no varejo da reunião aumentaram em julho, impulsionadas pelo comércio online, mesmo com a intensificação da crise do custo de vida. As vendas aumentaram 0,3% em julho na comparação mensal, contra expectativas de queda de 0,2% em julho.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única. Por um lado, o pregão de leve alta em Nova York impulsionou alguns índices. Em contrapartida, parte dos mercados asiáticos recuou, em meio a preocupações sobre os impactos que uma onda incomum de calor na China pode ter sobre a segunda maior economia do mundo.

"A China está enfrentando a onda de calor mais intensa em seis décadas", dizem analistas do Commerzbank em nota, acrescentando que "essa pode ser mais uma notícia negativa que comprometa esperanças de uma rápida recuperação". No começo da semana, o país já havia mostrado dados decepcionantes no varejo e na indústria.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: baixa de 0,81%
  • S&P 500: baixa de 1,10%
  • Nasdaq 100: baixa de 1,69%

Dados atualizados às 11h10

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): baixa de 0,59%
  • FTSE 100 (Inglaterra): alta de 0,16%
  • DAX (Alemanha): baixa de 0,90%
  • CAC 40 (França): baixa de 0,76%

Dados atualizados às 11h10

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): baixa de 0,59%
  • Shenzhen Composto (China): baixa de 1,28%
  • Hang Seng (Hong Kong): alta de 0,05%
  • Nikkei (Japão): baixa de 0,04%
  • Kospi (Coréia do Sul): baixa de 0,61%
  • Taiex (Taiwan): alta de 0,08%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter