Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta sexta-feira, 09 de setembro

Bolsa opera em alta puxada por Vale e Petrobras, em dia de exterior positivo e dados de inflação

Data de publicação:09/09/2022 às 12:10 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

No último pregão de uma semana mais curta por conta do feriado de Dia da Independência, a Bolsa de Valores opera em alta, acompanhando o exterior positivo, puxada pelas empresas exportadoras de commodities e com os investidores repercutindo os dados de inflação de agosto.

Às 12h desta sexta-feira, 09, o Ibovespa avançava 2,07%, aos 112.193 pontos, enquanto o dólar recuava 1,08%, cotado a R$ 5,15.

bolsa
Sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira | Foto: B3/Divulgação

No cenário internacional, o bom humor predomina após alguns dias de aversão ao risco, impulsionando as bolsas globais. Entre as commodities, o petróleo se valoriza e a tonelada do minério de ferro se mantém acima de USS$ 100, caminhando "para a melhor semana desde julho, com expectativas positivas para a temporada de construções na China", afirmam analistas do BTG Pactual.

Com o bom desempenho das commodities, as empresas com maior peso na composição do Ibovespa vivem um dia de altas acentuadas. Às 12h, a Vale saltava 4,63% e a Petrobras subia 1,13%.

Inflação de agosto

O mercado também repercute o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã. O indicador apresentou deflação de 0,36% no último mês, impactada principalmente pela redução nos preços dos combustíveis, após a Petrobras reduzir seus valores.

"O índice de difusão, que mostra o porcentual de itens com que aumentaram de preços no mês, voltou a crescer. Após registrar tendência de queda desde abril, hoje, se encontra acima dos 65%. Isso mostra que a inflação segue disseminada pela economia. Para o restante do ano, os efeitos da alta dos juros, arrefecimento dos preços das commodities, dos preços dos alimentos e de bens industriais, além dos combustíveis, podem contribuir para uma desaceleração da inflação. Porém, medidas fiscais que sustentem a demanda podem pressionar os preços."

Gustavo Sung, economista chefe da Suno Research

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
CSNCSNA3+8,87%
MRVMRVE3+7,19%
AmericanasAMER3+6,34%
AlpagartasALPA4+5,61%
CSN MineraçãoCMIN3+5,35%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 12h

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
AssaíASAI3-0,68%
BRFBRFS3-0,55%
São MartinhoSMTO3-0,50%
PositivoPOSI3-0,35%
TaesaTAEE11-0,28%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 12h

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!