Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
mercado
Mercado Financeiro

KPMG: retomada de private equity e venture capital permanece estável após um ano de pandemia

Desvalorização do real, economia em crescimento e expectativa de retomada mais forte estão impulsionando as atividades desse setor

Data de publicação:03/09/2021 às 09:18 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O setor de private equity e venture capital permaneceu estável após um ano de pandemia. O dado foi levantado pela KPMG, que analisou quatro padrões de retomada dos 40 principais setores da economia depois de 12 meses de início da disseminação da covid-19.

Foto: Envato
Private Equity e Venture Capital permanecem estáveis após um ano de pandemia, segundo KPMG - Foto: Envato

Segundo Roberto Haddad, sócio-lider de Private Equity e Venture Capital da KPMG no Brasil, os fundos de private equity e venture capital estão acelerando as análises e aquisições de empresas dos mais diversos setores da economia.

“Também estão realizando a saída de muitos investimentos, incluindo várias operações de abertura de capital dessas empresas previamente investidas”, complementa.

Haddad destaca ainda que o real desvalorizado, com alguma expectativa de valorização, economia com boa performance - independentemente da turbulência política - e uma expectativa de boom econômico na fase pós vacina parecem ser alguns dos motivos para esse ambiente positivo e aceleração das atividades dos fundos.

“Tudo isso especialmente considerando o volume excessivo de dinheiro disponível no mundo hoje em busca de investimentos alternativos com boa capacidade de retorno no cenário de juros ainda muito baixos",

Tendências

De acordo com o levantamento da KPMG, o setor de private equity tem como principais tendências atualmente a perda de força das transações de M&A (fusões e aquisições, em inglês), “com adaptação à nova realidade e melhora no cenário de incerteza”.

Além disso, conforme a pesquisa, várias formas de aquisição, joint ventures e dívidas conversíveis estão sendo consideradas.

O private equity é visto, de acordo com a consultoria, como uma alternativa atraente de investimento, “considerando o ambiente de juros baixos, oportunidades de aquisições, real com potencial de valorização futura e alta liquidez global”.

Outro aspecto que chama a atenção é a expansão dos investimentos de fundos de venture capital, “chegando a superar, nos últimos quatro trimestres, o volume de investimentos dos fundos de private equity”, aponta a KPMG.

Outra tendência apontada pela consultoria são as novas captações feitas com pessoas físicas, “que podem encontrar nos PEs e VCs alterantivas de investimentos não disponíveis no passado”.

A discussão sobre o ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês) também está sendo olhada por esse mercado. “Fundos de impacto estão sendo criados e o ESG está no centro das análises e avaliações das empresas”, aponta a consultoria.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados