Venture Capital
O que é Venture Capital?
Venture Capital é o termo, em inglês, que se refere a uma espécie de fundo de investimento de risco muito utilizado para estruturas de pequeno porte (especialmente startups) que passam por um processo de expansão, crescimento ou reformulação da estrutura.
Popularmente tratado pelas iniciais (VC), esse fundo aparece com frequência como alternativa para empresas novas, mas que já apresentam um bom crescimento e precisam de um aporte financeiro para dar o próximo passo dentro da sua estratégia.
Neste caso, contar com os recursos oferecidos pelos investidores do fundo é uma solução para a aceleração do negócio, que, sendo bem sucedida, beneficia todas as partes envolvidas.
O que investidores buscam com o Venture Capital?
Importante ressaltar que, em geral, empresas que buscam o Venture Capital já são minimamente consolidadas. Isto é, apresentam uma boa carteira de clientes e um faturamento mensal aceitável. Isso é fundamental na hora de atrair interessados que buscam aplicar seu capital onde encontram bom potencial de rápido crescimento.
Além disso, ao usar do Venture Capital, os investidores vão passar a integrar o quadro societário da organização. Isso significa que o aporte financeiro é feito por representantes que virão a ser novos sócios, inclusive com participação nas tomadas de decisão e gestão empresarial. Esse é um benefício importante para a empresa: os investidores trazem conhecimento e experiência; sua colaboração não fica restrita ao capital.
Quais as vantagens de usar do Venture Capital?
Quando uma empresa recebe investimento no modelo de Venture Capital, ela passa a usufruir de algumas vantagens. As principais são:
- Aporte financeiro e aceleração: o primeiro grande ponto positivo é, naturalmente, a injeção de capital que o negócio recebe. Esse dinheiro possibilitará ações que poderiam demorar muito mais caso esse crescimento fosse natural. Ou seja, trata-se de uma ótima iniciativa na tentativa de acelerar o processo de evolução.
- Experiência e conhecimento: não é uma regra, mas fundadores de startups nem sempre possuem experiência no mundo dos negócios. E essa é outra vantagem do Venture Capital. Quando novos sócios são adicionados à estrutura, trazem consigo a bagagem necessária para tomadas de decisão coerentes.
- Motivação: investidores querem e cobram resultados. O efeito positivo dessa situação é evitar a acomodação, visto que empreendedores poderiam se contentar com um resultado menor, mas serão estimuladas a buscar cada vez mais pelos novos sócios.
- Estrutura: empresas em Venture Capital passam necessariamente por mudanças (expansão ou nova aquisição, por exemplo). Neste caso, mais uma vez o conhecimento agregado pode ser determinante para o sucesso, contribuindo com a redução de riscos das transformações.
Venture Capital é garantia de sucesso para um negócio?
Fundos de Venture Capital sempre trazem uma possibilidade de crescimento acelerado. No entanto, ao contrário do que pode parecer, essa situação não garante necessariamente o sucesso.
Existe uma tendência a avaliar os cases de sucesso, especialmente pela evolução que propiciaram em empresas de tecnologia no período recente. No entanto, esse ainda é um investimento de risco e os resultados dependem diretamente do uso correto dos recursos, assim como a receptividade desses investidores.
Alguns empreendedores não lidam bem com a divisão de poder e isso pode atrapalhar a evolução em si. É preciso, portanto, entender o momento do negócio e a real adaptação ao modelo de Venture Capital. Por outro lado, ter fundos e empreendedores experientes sempre ajudam a mitigar esses riscos.
No Brasil, os fundos de Venture Capital costumam investir cifras na casa dos milhões, variando bastante da disponibilidade do fundo interessado. Além disso, também pesa o quão interessante parece a empresa aos investidores. Quanto maior o interesse, maior o capital disponibilizado.