Ibovespa opera em queda, com primeiros atos do governo
Dólar começa o dia em alta, também com clima de desconfiança sobre primeiros atos do governo
Nesta terça-feira, 03, a Bolsa continua o movimento de queda do fechamento anterior, quando o Ibovespa tombou mais de 3%. Neste começo de ano, o mercado não reage bem às falas do novo governo, com papéis das estatais pesando no índice.
Por volta das 10h50, o Ibovespa recua 0,86%, a 105.461 pontos, enquanto o dólar opera em alta de 0,40%, cotado a R$ 5,37. O clima de desconfiança com os primeiros atos do novo governo - especialmente no que é visto como perigo para o equilíbrio fiscal - e a aceleração do ritmo de fortalecimento do dólar no exterior sancionaram uma abertura da sessão com desvalorização do real.
As taxas de juros negociadas no mercado futuro dão continuidade nesta terça-feira, 3, à tendência de alta vista na segunda-feira, 2. Segundo operadores, a alta nas taxas de juros é alimentada pelo pano de fundo de cautela com o quadro fiscal doméstico.
Bolsas Internacionais
No mercado internacional, os índices futuros do mercado norte-americano operam em alta nesta terça-feira, 03. Os investidores esperam mais sinalizações sobre o destino da política monetária do Federal Reserve.
Os mercados europeus avançam no pregão desta terça, com os investidores avaliando a reabertura da China e aguardando os principais números da inflação europeia.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 3, no primeiro pregão de 2023 para a maioria delas, em meio à expectativa de novos estímulos da China após dados fracos de atividade manufatureira.
Apesar de fraco, o indicador reacendeu apostas de que o banco central chinês (PBoC) poderá voltar a agir para impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo. / Com Agência Estado.
Leia mais: