Economia

G24: eventos recentes no setor bancário trazem riscos de instabilidade financeira

Grupo de países, que inclui o Brasil, teme pela estabilidade financeira e pede aumento de liquidez mundial

Data de publicação:12/04/2023 às 08:00 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O G24, que inclui Brasil e outros países emergentes, advertiu nesta terça-feira, 10, que as recentes tensões no sistema bancário em economias desenvolvidas alimentam preocupações quanto à estabilidade financeira e riscos de contágio.

Em comunicado redigido no âmbito de encontro de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, o grupo pede que as maiores economias do mundo fiquem "vigilantes" à trajetória de inflação, mas também atentos ao impacto em outros países.

Grupo também pede que comunidade internacional amplie a liquidez  global para enfrentar choques - Foto: Reprodução

O G24 também expressa apoio às discussões para possíveis reformas do Banco Mundial. "A escala da nova ambição e o alto custo contínuo de abordar vários desafios destacam a necessidade de aumentar substancialmente a capacidade de financiamento do Banco", destaca a nota.

Ampliação da liquidez mundial

O Grupo defende também que a comunidade internacional amplie a liquidez global para lidar com 'múltiplos' choques.

Segundo a nota, o mundo enfrenta múltiplas crises e choques que ameaçam a estabilidade e limitam o espaço para ajustes macroeconômicos em muitos países.

"O crescimento global permanece abaixo dos níveis pré-pandemia, com riscos fortemente inclinados para baixo, e muitos mercados emergentes e economias em desenvolvimento (EMDEs) devem crescer abaixo de seu potencial em 2023", alerta o texto.

O grupo pede que mais países se juntem aos esforços para ampliar a capacidade de empréstimo do Fundo Fiduciário de Resiliência e Estabilidade (RTS, na sigla em inglês), iniciativa do FMI voltada para economias mais pobres. /AGÊNCIA ESTADO

Leia mais:

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!