Depois da Rússia, Europa restringe acesso de bancos de Belarus ao sistema Swift
Além disso, os europeus também ampliaram a lista de tecnologias e bens que não podem ser exportados para o país de Putin
Os 27 membros da União Europeia (UE) ampliaram, nesta quarta-feira, 9, suas sanções contra Rússia após a invasão da Ucrânia. Dessa vez, a nova rodada de embargos mira também Belarus, aliado do governo de Vladmir Putin.
Foram excluídos três bancos bielorrussos da plataforma financeira internacional Swift, anunciou a presidência francesa do Conselho da UE.
Representantes dos Estados-membros reunidos em Bruxelas também adotaram novas sanções dirigidas ao setor marítimo e ao mercado de criptomoedas, além de acrescentar líderes e oligarcas russos à sua lista negativa, tuitou a Presidência francesa.
Os europeus também ampliaram a lista de tecnologias e bens que não podem ser exportados para a Rússia e "esclareceram" as restrições impostas às criptomoedas. As medidas entrarão em vigor após acordo formal dos Estados e da publicação no Diário Oficial da UE.
Criptomoedas na mira
Na semana passada, os países do G7 (grupo dos sete mais industrializados do mundo) e da UE anunciaram que buscavam impedir a Rússia de burlar as sanções ocidentais, por meio do uso de criptomoedas.
As medidas decididas pelo bloco europeu nesta quarta-feira "completam" as três séries de sanções adotadas pela UE nas últimas duas semanas, afirmou a presidência francesa.
53 entidades sob sanções
A UE já aplicou sanções a 53 entidades e 680 indivíduos, agora proibidos de ingressar em seu território, além de estarem com seus ativos na Europa congelados.
Leia mais
Rússia: Coca-cola e Starbucks suspendem operações no país (maisretorno.com)
Biden proíbe importação de petróleo da Rússia (maisretorno.com)
'Foi difícil vender ativos da Rússia', diz executivo da Western Asset (maisretorno.com)
Rússia e Ucrânia: guerra pode limitar aumento de juros no mundo (maisretorno.com)
Ministério russo pede a suspensão das exportações de fertilizantes (maisretorno.com)
Veja as sanções impostas à Rússia com a guerra contra a Ucrânia (maisretorno.com)