Criptoativos ganham espaço em declaração do IR e curso na B3; veja como
Em sua primeira edição, o curso ‘Como Investir em Cripto na Bolsa’ conseguiu mais de 17 mil alunos
O mundo dos criptoativos já vem sendo reconhecido pelos órgãos reguladores, como CVM, Banco Central e Receita Federal, há alguns anos. Nesta segunda-feira, 27, mais um passo foi dado nesse sentido: o investidor em cripto que optar pela declaração do IR2023 pré-preenchida terá as operações lançadas automaticamente pela Receita.
O órgão fiscalizador recebe as informações das exchanges (corretoras especializadas em criptomoedas) e, por isso, tem condições de lançar esses dados na declaração ao identificar o CPF do investidor. Como são da base da própria Receita, essas informações estão corretas e evitam que a declaração seja retida para verificações por operações feitas nesse mercado.
A partir dessas condições, vale também a dica para quem não usar a declaração pré-preenchida: como a Receita Federal recebe antecipadamente o relatório das corretoras, o investidor que deixar de lançar as operações terá endereço certo para sua declaração, a malha fina.
Curso na B3
A iniciativa da B3 em parceira com a QR Asset Management para a segunda edição do curso com orientações para investir em criptomoedas também abre espaços para os investimentos virtuais e, ao mesmo tempo, mais segurança ao aplicador.
Com aulas gratuitas, online, o curso ‘Como Investir em Cripto na Bolsa’ pretende educar e aprofundar os investidores neste tipo de ativo.
O objetivo é a educação sobre esta nova classe de ativos, aprofundando conceitos para aqueles que já têm conhecimento básico sobre o assunto. Na conclusão do curso, os alunos receberão um certificado assinado pela B3. Na primeira edição deste curso, 17.557 investidores se inscreveram.
Para Alexandre Ludolf, diretor de Investimentos da QR Asset, educar os investidores nesta classe de ativos é uma obrigação das empresas do setor.
O curso será dividido em quatro módulos e terá 17 aulas com profissionais e especialistas do mercado de criptoativos, abordando temas como uma contextualização macroeconômica do bitcoin e do ethereum. Outros tópicos são a web3, NFTs e metaverso. Além de análises de investimentos, segurança e custódia.
Para a próxima edição, as matrículas começaram nesta segunda-feira, 27, pelo site https://b3.qrasset.com.br/.
Regulamentação das criptos no Brasil
Em dezembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regulamenta o mercado de criptomoedas, com definição de ativos virtuais, prestadoras e do crime de fraude com com utilização de criptoativos e suas penas.
De acordo com a nova lei, as prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização de órgão ou entidade da administração pública federal. / Com Regina Pitoscia
Leia mais: