Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
IPCA-15
Economia

Cresce probabilidade de IPCA de 2023 fechar perto ou abaixo de 5%, diz secretário da Fazenda

O IPCA poderá ficar dentro do intervalo de metas de inflação perseguida pelo Banco Central este ano, que é de 1,75% a 4,75%

Data de publicação:16/06/2023 às 08:00 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, disse nesta quinta-feira, 15, que cresceu a probabilidade de o IPCA deste ano terminar perto de 5% ou mesmo abaixo deste nível. 

"Eu diria que não é só possível. Existe a possibilidade real e bem razoável, uma probabilidade mesmo, de a inflação fechar próximo ou abaixo de 5% em 2023", disse ele à Agência Estado.

ipca de agosto
Cumprimento da meta poderá ser alcançado, o que não era mais esperado, diz secretário - Foto: Reprodução

Se este novo cenário for confirmado, o IPCA ficará dentro do intervalo de metas de inflação perseguida pelo Banco Central este ano, que é de 1,75% a 4,75%, afirmou. "É até possível que haja o cumprimento da meta, que não era mais esperado", ressaltou. 

Recentemente, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse em um evento com varejistas que o IPCA pode ficar negativo em junho, mas ressalvou que, na sequência, deve voltar a subir. O banqueiro central também tem estimado a inflação entre 4,5% e 5,0% este ano. Mello disse que as elevações de preço no segundo semestre já estão incorporadas. "Estamos acompanhando cada índice que sai."

As projeções detalhadas da Fazenda devem ser divulgadas "em breve" pela SPE. A grade das expectativas é apresentada a cada dois meses, em média. Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), Mello salientou que a projeção atual está entre 2,0% e 2,5%, mas que os dados mais recentes de atividade dão a entender que a economia estará crescendo mais perto de 2,5% este ano. "Está para sair a grade, mas temos tempo ainda de recalcular", disse o secretário.

Mello esteve no Palácio do Planalto para tratar de assuntos ligados à ecologia e ao Plano Safra. O Plano precisa ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que se reunirá no dia 29, mesma data marcada para o debate sobre a meta de inflação. O Plano Safra este ano terá uma pegada mais sustentável, com benefícios para os agricultores que protegerem o meio ambiente.

De acordo com o secretário, ainda não há uma definição sobre o volume de recursos que será destinado ao programa de 2023/2024. Tampouco as taxas de juros e a discussão sobre o orçamento que será destinado à equalização foram fechadas. 

“O que sabemos é que será um plano forte tanto para produção alimentos quanto cooperativas e vai ter um reforço para o pequeno e o médio produtor, principalmente aquele que apresentar mais pegada de sustentabilidade ambiental”, diz o secretário. /Agência Estado

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados