Com criptomoedas derretendo, corretora Eqonex anuncia o encerramento das operações
Redução no volume de negócios e aumento de competição estão entre os motivos
Em meio ao forte movimento de queda que as criptomoedas enfrentam desde o começo do ano, mais uma empresa do mercado fecha as portas. Na última segunda-feira, 15, a Eqonex, empresa de serviços blockchain listada na Nasdaq, anunciou o encerramento de sua corretora de criptomoedas, que deve ocorrer no próximo dia 22.
De acordo com informações da Decrypt, a decisão da Eqonex vem em um momento de aumento na competição dentro do mercado de criptoativos, que hoje conta com muitos players. A empresa explicou que houve uma queda expressiva no volume de negócios e por isso, optou por encerrar todas as operações da plataforma.
Os clientes da corretora terão menos de uma semana para encerrar as posições em derivativos. A companhia deu um prazo maior, no entanto, para que os clientes possam sacar os seus criptoativos da carteira da corretora para uma externa, até 14 de setembro.
Em comunicado, Jonathan Farnell, CEO da Eqonex, afirmou que o encerramento da corretora simplificará o negócio da companhia, limitando o foco, liberando recursos e permitindo que a empresa opere como "uma organização mais eficiente", buscando segmentos do mercado potencialmente mais rentáveis.
Criptomoedas vivem período turbulento
As criptomoedas caíram drasticamente até agora este ano, com os aumentos das taxas do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e a inflação nos maiores patamares em 40 anos levando os investidores a abandonar ativos mais arriscados.
Craig Erlam, analista de mercado sênior da Oanda, afirma que o fracasso do bitcoin em recuperar suas perdas "sugere que há substância na mudança".
Só nesta sexta-feira, 19, o bitcoin já chegou a cair mais de 8%, a um patamar de US$ 21.400. O ether também tem forte queda e já despencou cerca de 9%, caindo a US$ 1.685.
Leia mais
- Bitcoin cai mais de 8% nesta sexta-feira, e é negociada abaixo de 22 mil dólares
- Ibiuna e Kapitalo acreditam que os juros americanos podem subir mais que o projetado pelo mercado
- Tesouro IPCA, Tesouro Selic ou Prefixado: qual o melhor com juros altos e perspectiva de queda da inflação?
- Queda da inflação pode interferir nos dividendos dos fundos imobiliários de papel; veja como e o que fazer com os ativos