Renda Variável

Parece haver luz no fim do túnel para analistas do mercado financeiro em relação ao controle da pandemia, com o avanço da vacinação nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Por aí e, por consequência, é possível vislumbrar também uma retomada da economia em nível mundial e, se for assim, as empresas nacionais também tendem a ser beneficiadas com esse movimento.

Ao mesmo tempo, os balanços parrudos de bancos, indicando que o setor não foi tão afetado pela pandemia, também direcionam as apostas para o setor. Tanto é que papeis do Bradesco (BBDC4) é unanimidade entre os analistas, como indicação de ativo para as carteiras em maio. Ações de BTG Pactual também são bem recomendadas..

Mercado: Bolsa segue em estabilidade na esteira do exterior; dólar sobe
Lista de 10 ações recomendada tem setor de siderurgia, bancos e varejo - Foto: Divulgação

Além de Bradesco, os papeis de Gerdau são sugeridos pelos especialistas dos três bancos. Eles registram alta acumulada de 24,8% no ano, mas continuam promissores aos olhos dos especialistas. Vale é indicada por dois bancos.

Aparecem bem ranqueadas ainda ações da CCR (CCRO3), Via Varejo (VVAR3), Iguatemi (IGTA3), Localiza (RENT3) e Petrorio (PRIO3).

As indicações do BTG Pactual

As recomendações de ativos da equipe de estrategistas do Banco BTG Pactual para maio reposicionam a carteira para a retomada da economia. A recomposição de portfólio visa a capturar o que a equipe acredita ser uma gradual reabertura e recuperação da atividade.

Com a solução do impasse orçamentário, com menos ruído político e melhora na situação da saúde do País, analistas do BT Pactual veem espaço para o Ibovespa dar continuidade à sua recente valorização. O cenário positivo tem ainda a redução do risco País e o retorno dos fluxos estrangeiros para ações.

A perspectiva interna positiva levou a equipe de analistas do BTG a reduzir ligeiramente a exposição aos exportadores de commodities, mas ainda mantendo Vale e Gerdau, e a aumentar a exposição a bancos (Bradesco), varejo (Arezzo), shoppings (Iguatemi) e infraestrutura (Rumo & CCR).

Para ceder lugar às ações entrantes, foram retiradas da lista Locaweb (após valorização de 26% em abril), PagSeguro, Suzano, Cosan e B3. No setor de saúde, a Hapvida substitui a Rede D’Or.

Formam a lista das dez ações recomendadas pelo BTG Pactual para a carteira de maio: Vale, Bradesco, Hapvida, Arezzo, CCR, Totvs, Rumo, Gerdau, Iguatemi, Oi AS.

A carteira recomendada pelo Safra

A carteira de ações recomendadas pela equipe de analistas do Safra, o chamado Safra Top 10 Ações, é formada por Bradesco, BTG Pactual, B3, Petrobras, Vale, Gerdau, Via Varejo, Lojas Renner, Assaí e CCR.

Em relação à de abril, a nova carteira passou por alterações nos setores de serviços financeiros (troca de Itaú Unibanco por BTG Pactual), saúde (retirada de Fleury) e consumo (entrada de Lojas Renner).

Os motivos da troca: o BTG Pactual, de acordo com os analistas, é um dos melhores nomes da bolsa para capturar o desenvolvimento do mercado de capitais; a saída de Fleury é justificada pela falta de catalisadores de curto prazo, e o ingresso da Lojas Renner, por seu excelente histórico de resultados, com uma entrega comprovada em crises passadas.

Os analistas dizem que o cenário internacional passou por uma redução da aversão ao risco global com a diminuição da contaminação pela Covid nas principais economias desenvolvidas e com o ritmo acelerado da vacinação nos Estados Unidos e na Europa.

O que sugere a Genial Investimentos

A equipe de análises da Genial Investimentos diz que maio costuma ser, historicamente, um mês bastante desafiador para quem investe em ações no Brasil. Isso porque com a aproximação do verão no Hemisfério Norte os mercados de ações ficam mais suscetíveis a realização de lucros e a redução do volume de negócios.

Os analistas não veem grandes novidades no cenário internacional, onde continua o monitoramento dos efeitos da Covid e os números macroeconômicos, em um ambiente de liquidez ampla por causa dos estímulos monetários por parte dos bancos centrais e pacotes fiscais de vários governos.

Internamente, a avaliação é que os avanços políticos trazem um clima mais construtivo com a aprovação do Orçamento de 2021 e a sinalização de empenho em busca da agenda de reformas.

À carteira de recomendações da equipe de análise da Genial Investimentos para maio foram adicionadas ações da Neogrid, Petrorio e Localiza e excluídas as ações de Arezzo, Locaweb e Rumo.

A composição da nova carteira tem Neogrid, Petrorio, Localiza, Aliansce Sonae, Bradesco, BTG Pactual, Gerdau, Itaú Unibanco, Lojas Quero-Quero e Weg.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Veja mais Ver mais