Conheça a carteira recomendada para maio de três instituições financeiras
Parece haver luz no fim do túnel para analistas do mercado financeiro em relação ao controle da pandemia, com o avanço da vacinação nos Estados Unidos…
Parece haver luz no fim do túnel para analistas do mercado financeiro em relação ao controle da pandemia, com o avanço da vacinação nos Estados Unidos e em alguns países europeus. Por aí e, por consequência, é possível vislumbrar também uma retomada da economia em nível mundial e, se for assim, as empresas nacionais também tendem a ser beneficiadas com esse movimento.
Ao mesmo tempo, os balanços parrudos de bancos, indicando que o setor não foi tão afetado pela pandemia, também direcionam as apostas para o setor. Tanto é que papeis do Bradesco (BBDC4) é unanimidade entre os analistas, como indicação de ativo para as carteiras em maio. Ações de BTG Pactual também são bem recomendadas..
Além de Bradesco, os papeis de Gerdau são sugeridos pelos especialistas dos três bancos. Eles registram alta acumulada de 24,8% no ano, mas continuam promissores aos olhos dos especialistas. Vale é indicada por dois bancos.
Aparecem bem ranqueadas ainda ações da CCR (CCRO3), Via Varejo (VVAR3), Iguatemi (IGTA3), Localiza (RENT3) e Petrorio (PRIO3).
As indicações do BTG Pactual
As recomendações de ativos da equipe de estrategistas do Banco BTG Pactual para maio reposicionam a carteira para a retomada da economia. A recomposição de portfólio visa a capturar o que a equipe acredita ser uma gradual reabertura e recuperação da atividade.
Com a solução do impasse orçamentário, com menos ruído político e melhora na situação da saúde do País, analistas do BT Pactual veem espaço para o Ibovespa dar continuidade à sua recente valorização. O cenário positivo tem ainda a redução do risco País e o retorno dos fluxos estrangeiros para ações.
A perspectiva interna positiva levou a equipe de analistas do BTG a reduzir ligeiramente a exposição aos exportadores de commodities, mas ainda mantendo Vale e Gerdau, e a aumentar a exposição a bancos (Bradesco), varejo (Arezzo), shoppings (Iguatemi) e infraestrutura (Rumo & CCR).
Para ceder lugar às ações entrantes, foram retiradas da lista Locaweb (após valorização de 26% em abril), PagSeguro, Suzano, Cosan e B3. No setor de saúde, a Hapvida substitui a Rede D’Or.
Formam a lista das dez ações recomendadas pelo BTG Pactual para a carteira de maio: Vale, Bradesco, Hapvida, Arezzo, CCR, Totvs, Rumo, Gerdau, Iguatemi, Oi AS.
A carteira recomendada pelo Safra
A carteira de ações recomendadas pela equipe de analistas do Safra, o chamado Safra Top 10 Ações, é formada por Bradesco, BTG Pactual, B3, Petrobras, Vale, Gerdau, Via Varejo, Lojas Renner, Assaí e CCR.
Em relação à de abril, a nova carteira passou por alterações nos setores de serviços financeiros (troca de Itaú Unibanco por BTG Pactual), saúde (retirada de Fleury) e consumo (entrada de Lojas Renner).
Os motivos da troca: o BTG Pactual, de acordo com os analistas, é um dos melhores nomes da bolsa para capturar o desenvolvimento do mercado de capitais; a saída de Fleury é justificada pela falta de catalisadores de curto prazo, e o ingresso da Lojas Renner, por seu excelente histórico de resultados, com uma entrega comprovada em crises passadas.
Os analistas dizem que o cenário internacional passou por uma redução da aversão ao risco global com a diminuição da contaminação pela Covid nas principais economias desenvolvidas e com o ritmo acelerado da vacinação nos Estados Unidos e na Europa.
O que sugere a Genial Investimentos
A equipe de análises da Genial Investimentos diz que maio costuma ser, historicamente, um mês bastante desafiador para quem investe em ações no Brasil. Isso porque com a aproximação do verão no Hemisfério Norte os mercados de ações ficam mais suscetíveis a realização de lucros e a redução do volume de negócios.
Os analistas não veem grandes novidades no cenário internacional, onde continua o monitoramento dos efeitos da Covid e os números macroeconômicos, em um ambiente de liquidez ampla por causa dos estímulos monetários por parte dos bancos centrais e pacotes fiscais de vários governos.
Internamente, a avaliação é que os avanços políticos trazem um clima mais construtivo com a aprovação do Orçamento de 2021 e a sinalização de empenho em busca da agenda de reformas.
À carteira de recomendações da equipe de análise da Genial Investimentos para maio foram adicionadas ações da Neogrid, Petrorio e Localiza e excluídas as ações de Arezzo, Locaweb e Rumo.
A composição da nova carteira tem Neogrid, Petrorio, Localiza, Aliansce Sonae, Bradesco, BTG Pactual, Gerdau, Itaú Unibanco, Lojas Quero-Quero e Weg.