Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Europa
Mercado Financeiro

Bolsas da Europa fecham em queda, com guerra e impactos na economia global

Conflito no Leste Europeu ganhou destaque com possíveis novas sanções à Rússia

Data de publicação:19/04/2022 às 16:08 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

As bolsas da Europa registraram baixas nesta terça-feira, 19. Na volta de um dia de feriado com bolsas fechadas, houve maior foco na guerra entre Rússia e Ucrânia, em nova fase, enquanto algumas instituições, entre elas o Fundo Monetário Internacional (FMI), cortavam projeções para a economia global.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,77%, em 456,28 pontos.

Bolsas da Europa
Bandeira da União Europeia | Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia lançou nesta semana uma ofensiva para assumir o controle do leste do país. As forças russas atacaram a cidade de Lviv e vários outros alvos, em uma aparente tentativa de degradar as forças de defesa locais. Em um dia sem indicadores relevantes na região, o conflito ganhou mais foco, com potenciais novas sanções podendo pesar também na economia dos países da zona do euro e no Reino Unido.

Além disso, o FMI cortou sua projeção de avanço do PIB mundial neste ano de 4,4% a 3,6% e, para 2023, de 3,8% a 3,6%. A guerra foi apontada como a principal causa, com o Fundo prevendo preços mais altos de commodities, impulsionando a persistente inflação elevada pelo mundo.

Para a zona do euro, o FMI prevê crescimento de 2,8% (de 3,9% na projeção anterior), com Alemanha e Itália como os países mais afetados. Para 2023, a expectativa de crescimento na zona do euro foi de 2,5% a 2,3%.

O FMI e outras entidades, como o Banco Mundial, ainda alertaram para impactos da guerra na Europa sobre os preços de alimentos e a inflação pelo mundo, o que exacerba a ameaça da segurança alimentar para milhões de pessoas.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,20%, em 7.601,28 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,07%, a 14.153,46 pontos. Deutsche Telekom teve baixa de 0,95% e Steinhoff caiu 2,37%, mas Deutsche Bank subiu 0,24% e Commerzbank teve alta de 0,84%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 registrou queda de 0,83%, a 6.534,79 pontos.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, caiu 0,96%, a 24.624,41 pontos. Telecom Italia foi o papel mais negociado, em baixa de 0,91%.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,06%, a 8.694,00 pontos. Entre os bancos espanhóis, BBVA subiu 0,95% e Santander, 0,30%, mas Nyesa Valores registrou baixa de 3,23%.

Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,44%, para 6.106,57 pontos.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados