Logo Mais Retorno
Mercado Financeiro

Bolsa sobe 0,30% na semana com capital estrangeiro e commodities; dólar cai 0,93%

Papeis de Petrobras e Vale subiram bem dando suporte ao Índice Bovespa

Data de publicação:04/02/2022 às 18:54 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Em semana que a taxa básica de juro chega ao maior nível nos últimos seis anos, em 10,75% ao ano, a Bolsa de Valores, a B3, fecha com alta de 0,30%. É a quarta semana consecutiva de valorização. O dólar contabilizou na semana uma queda de 0,93%, e nesta sexta-feira ficou cotado a R$ 5,322.

O resultado poderia ter sido negativo, diante da concorrência dos juros, não fossem a entrada de capital estrangeiro à procura de pechinchas no pregão e também a performance de empresas ligadas a commodities. No pregão desta sexta-feira, as ações de Petrobras subiram 2,09% impulsionadas pela alta do petróleo lá fora e pela notícia de venda da sua fábrica de fertilizantes na cidade de Três Lagoas (MS).

bolsa
Bolsa foi sustentada pelos papeis de commodities nesta sexta-feira - Foto: Reprodução

Vale também fechou em alta de 2,62%, dando suporte para que o mercado de ações fechasse no azul. No pregão desta sexta-feira o Índice Bovespa, que mede a variação das 93 ações mais negociadas em pregão, fechou com alta de 0,49%, aos 112.244.

Mas, durante toda a manhã, a bolsa trafegou pelo vermelho, com a divulgação do payroll americano, índice que mostra o comportamento do mercado de trabalho nos Estados Unidos. As bolsas reagiram mal a ele. Foram criadas 467 mil novas vagas de emprego, quando as expectativas giravam em torno de 145 mil.

Embora o dado seja positivo mostrando vigor da economia americana, no entendimento de especialistas, o mercado de trabalho mais aquecido pode incentivar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a forçar a mão para a elevação da taxa de juros do país. Juro elevado é forte concorrente das bolsas e traz efeitos negativos para os mercados emergentes, como é o caso do Brasil.

Lucas Carvalho, especialista em Renda Variável da B3, aponta que esse resultado pode ter efeito na redução ainda mais forte dos estímulos monetários para fortalecer a economia.

“Fortes números podem confirmar aquilo que já temos visto nos Estados Unidos. Economia americana caminhando com as próprias pernas, mostrando ser desnecessário a manutenção dos estímulos monetários adotados anteriormente”, ressalta Carvalho.

No entanto, dentro do próprio pregão, as bolsas internacionais reverteram o sinal e, segundo Victo Hugo Israel, especialista em Renda Variável da Blue3, foi a percepção de que muitos ativos se encontram descontados que atraiu os investidores na ponta de compra.

A Nasdaq fechou com alta de 0,69%, com destaque para a Amazon que divulgou seu balanço corporativo do quarto trimestre de 2021, com resultados acima das expectativas. A Dow Jones fechou com queda residual de 0,061%, e a S&P500, com alta de 0,52%.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.