Logo Mais Retorno
bolsa
Índices e Indicadores

Bolsa opera próxima à estabilidade, aguardando Superquarta

Receio é de que o ajuste dos juros americanos seja maior que o esperado

Data de publicação:20/09/2022 às 13:22 -
Atualizado 10 dias atrás
Compartilhe:

O Ibovespa ronda a estabilidade em dia de cautela, à véspera da decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, a chamada Superquarta. Bolsas ao redor do mundo demonstram aversão ao risco.

Após abrir em alta, o Ibovespa passou a cair e operava próximo aos 112.062 pontos, com avanço de 0,21%, por volta das 12h20. Nesse mesmo horário, o dólar caía 0,25%, cotado a R$ 5,15.

fundos de ações
Bolsas operam com aversão ao risco pré Superquarta / Foto: Reprodução

No radar, os investidores aguardam mais uma decisão de juros, tendo em vista que as reuniões do Copom do Banco Central aqui e do Federal Reserve, o banco central americano, se iniciam hoje. Mercado teme alta mais acentuada dos juros nos Estados Unidos e o impacto disso na atividade econômica do país.

Em dia de expectativa sobre decisão de juros, destaque positivo da bolsa é o índice de setor financeiro, que sobe mais de 2%. Papeis do Itaú sobem 3,11%, Bradesco, 3,38% e Banco do Brasil, 1,29%. Só Santander caminha na contramão com queda de 2,67%.

Bolsas internacionais

Nos Estados Unidos, os principais índices americanos operam em queda. Por volta das 12h15, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 1,08%, 1,01% e 0,65%, respectivamente. Investidores operam com aversão ao risco, esperando a decisão do Fed sobre o intervalo da taxa de juros e as falas do presidente da autarquia, Jerome Powell, que concede entrevista amanhã pós decisão.

De acordo com o sócio e assessor de renda variável da Acqua Vero Investimentos, Heitor de Nicola, maior expectativa é de alta de 0,75 pontos percentuais, mas há quem espere um aumento mais contundente pelo Federal Reserve, de 1%.

Na Europa, bolsas também operam em queda, enquanto mercado asiático registra alta. Índices de commodities ligados ao petróleo também operam em queda na manhã desta terça-feira.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter