Bolsa opera em alta, com commodities puxando índice
Otimismo no mercado exterior também impulsiona Ibovespa; dólar recua
A Bolsa começou esta sexta-feira, 11, em queda, mas virou o jogo e passou a operar em alta. Por volta das 10h50, o Ibovespa avança 1,32%, a 111.222 pontos. Após a queda forte de ontem, o mercado tenta se recuperar nesta sexta. Apesar do risco fiscal no radar dos investidores, ações de empresas ligadas a commodities e otimismo no exterior puxam o índice. Os papéis da Vale avançam 4,84%, às 10h45.
O dólar retomou viés negativo, após ganhos de mais de 4% ontem. Por volta das 11h, a moeda recua 1,87%, a R$ 5,29. O mercado de câmbio se beneficiou mais cedo do apetite por ativos de risco no exterior nesta manhã de queda de mais de 1% do índice DXY do dólar ante pares principais, valorização do índice EWZ do Brasil nos negócios no pré-mercado em Nova York e de salto em torno de 3% do petróleo após o relaxamento das restrições à covid-19 na China.
Bolsas Internacionais
Os índices futuros do mercado americano operam em alta com alívio do dado de inflação abaixo do consenso na véspera. As ações europeias avançam nesta sexta-feira, com os mercados globais permanecendo aquecidos após a leitura do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos abaixo do consenso, que sinalizou que a inflação pode ter atingido o pico.
Os mercados acionários da Ásia registraram ganhos robustos, nesta sexta-feira, 11. O fato de que o governo da China relaxou algumas restrições para conter a covid-19 animou investidores em geral. Em Tóquio e em outras praças, a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) aperte menos os juros, após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de ontem nos Estados Unidos, colaborou para a alta./Com Agência Estado.
Leia mais: