Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa cai 0,62% em véspera de feriado e pouca liquidez, dólar fecha com recuo de 1,02%

Queda da Vale, preocupações com risco fiscal e aceleração da inflação afetaram o pregão

Data de publicação:20/04/2022 às 17:49 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Com queda de 0,62%, a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou aos 114.343 mil pontos. Em dia de baixa liquidez, com investidores adotando postura de cautela em véspera de feriado, os fatores negativos como queda nos papeis da Vale, preocupações com o risco fiscal, inflação mais acelerada e recuo das ações de commodities, foram predominantes e afetaram os negócios no pregão.

O dólar teve mais um dia de queda, de 1,02%, e ficou cotado a R$ 4,62, um sinal de que o capital estrangeiro continua entrando no País e, mais provavelmente, para a renda fixa. Principalmente diante da perspectiva de ajuste da Selic acima dos 12,75%, como havia anunciado pelo Banco Central como o fim do atual ciclo de alta dos juros.

bolsa
Bolsa é afetada pela queda nos papeis da Vale, que apresentou resultados fracos no ano - Foto: Reprodução

Hoje foi divulgada a segunda prévia da inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, e a aceleração foi expressiva, de 1,85%, mais do que o dobro dos 0,90% apontados no mesmo intervalo do mês, em março. Com a alta dos preços surpreendendo negativamente, o mercado precifica também uma elevação mais forte dos juros.

Ainda no cenário interno, há preocupações com risco fiscal, diante da possibilidade de o pagamento do Auxílio Brasil tornar-se permanente, além de paralisações em cascata de servidores públicos. Ainda que parte dos funcionários do Banco Central tenha decidido retornar às atividades, outras categorias se mobilizam para paralisações, como os funcionários da Comissão de Valores Mobiliários.

Dados fracos de produção no primeiro trimestre de 2022 da Vale do Rio Doce levaram a uma queda expressiva de seus papeis que contam com um peso de 15% na formação do Ibovespa. Perspectiva de crescimento menor na China, o que demandaria menos commodities da Vale, também vem afetando as ações da empresa. Elas fecharam com recuo de 2,60%.

Lá fora, os mercados internacionais mostraram mais vigor: as bolsas da Europa fecharam em alta diante de resultados positivos dos balanços corporativos de empresas europeias como de Heineken e Danone. Em Nova York, o fechamento foi misto: Dow Jones subiu 0,71%: S&P500 caiu 0,062%; e a Nasdaq, 1,22%.

Os ventos que sopram do exterior também não são favoráveis: a divulgação do Livro Bege mostra um crescimento moderado da economia americana com perspectivas de fraco desempenho no curto prazo, enquanto o Fundo Monetário Internacional ressalta projeções sombrias para a economia mundial.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados