BlackRock disponibiliza investimento em bitcoin para investidores institucionais
Na semana anterior, gestora fechou uma parceria com a CoinBase para possibilitar que esses investidores monitorem seus investimentos na criptomoeda juntamente com outros ativos do portfólio
A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, está oferecendo seu primeiro produto de investimento focado diretamente em bitcoin, aberto para investidores institucionais.
Segundo reportagem da Bloomberg, o novo fundo busca rastrear o preço da maior criptomoeda do mercado e responde à demanda de grandes clientes institucionais que busca exposição ao ativo, mesmo com sua queda de preço.
“Apesar da queda acentuada no mercado de ativos digitais, ainda estamos vendo um interesse substancial de alguns clientes institucionais sobre como acessar esses ativos de maneira eficiente e econômica, usando nossa tecnologia e produtos”, disse a empresa, em comunicado.
O bitcoin perdeu cerca de metade de seu valor neste ano, enquanto o colapso do Terra e do fundo de hedge Three Arrows Capital levantou questões sobre a resiliência do mercado, e levou a um maior escrutínio regulatório.
Parceria com a CoinBase
O anúncio do novo fundo atrelado ao bitcoin é o segundo grande movimento em ativos digitais feito pela BlackRock nos últimos dias.
Com ativos administrados na ordem de US$ 8,5 trilhões, a gestora informou, na semana anterior, uma parceria estabelecida com a exchange CoinBase para possibilitar que traders institucionais monitorem seus investimentos em bitcoin juntamente com outros ativos do portfólio, como ações, títulos, entre outros.
Para o diretor-presidente da BlackRock, Larry Fink, a confiança no bitcoin é uma mudança de paradigma nos últimos quatro anos, quando ele disse que até então não tinha ouvido falar de nenhum cliente buscando exposição à criptomoeda.
Em março deste ano, Fink disse que a empresa estava estudando a crescente importância dos ativos digitais e stablecoins e como eles podem ser usados para ajudar os clientes.
E no mês seguinte, a empresa se juntou a um grupo de investidores da Circle Internet Financial Ltd., emissora da USD Coin, e disse que buscaria atuar como gestora principal das reservas de caixa da stablecoin.
Leia mais
BlackRock e BTG Pactual lançam fundo de BRD e ETF em parceria (maisretorno.com)
BlackRock encerra junho com US$ 8,5 tri em ativos sob gestão (maisretorno.com)
Ethereum pode desbancar o reinado do bitcoin? (maisretorno.com)
Bitcoin derrete mais de 15% com aperto monetário do Fed no radar (maisretorno.com)