Logo Mais Retorno
americanas
Empresa

Americanas se une ao Google em parceria com foco em coinovação; ações da varejista caem quase 5%

Esta é a primeira união do tipo com um varejista no Brasil

Data de publicação:19/08/2022 às 11:22 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

A Americanas S.A. e o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem do Google, anunciaram nesta sexta-feira, 19, uma parceria estratégica de longo prazo, com foco em coinovação. Mesmo com essa notícia, as ações da companhia recuam quase 5% no pregão da Bolsa.

Esta é a primeira união do tipo com um varejista no Brasil e tem como objetivo gerar novas oportunidades de negócios e trazer ganhos de eficiência.

Americanas
Americanas faz parceria com o Google para personalizar ainda mais as ofertas para os consumidores - Foto: Reprodução

Com a parceria pretende-se atingir o que se chama de "hiper personalização" por meio do uso de dados. Isso fará com que os consumidores encontrem os produtos que querem com maior facilidade, e recebam recomendações mais apropriadas da plataforma.

Outro ponto da parceria é que, com a inteligência artificial e machine learning do Google Cloud, a Americanas S.A. habilitará uma análise de dados em tempo real.

Decisões em tempo real

A Americanas irá investir em soluções do Google Cloud que permitem prever a demanda e controlar o estoque para tomar decisões em tempo real, trazendo maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos.

A varejista também pretende agilizar o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota mais rapidamente.

"Somos uma multiplataforma de inovação tecnológica e atuamos de forma ágil, com análise de dados que sustentam nosso planejamento e antecipação de cenários para gerar a melhor experiência de consumo para todos os nossos clientes. Esta parceria estratégica com um player com tanta experiência em seu campo de atuação vai nos trazer ainda mais oportunidades, não só de eficiência, mas também de inovação em novos modelos de negócios"

Márcio Cruz, CEO de plataforma digital da Americanas S.A

Já Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina, aponta que empresas de todos os segmentos já começaram ou vão entrar em uma jornada de disrupção para se tornarem empresas de tecnologia.

"E o Google Cloud tem sido um importante aliado, atuando como parceiro de negócio e disponibilizando inovadoras tecnologias desenvolvidas por anos no Google para ajudá-las a alavancar a transformação digital, trazer inovação para todas as etapas de suas cadeias de valor e criar melhores experiências para os clientes". / com Agência Estado

Leia mais

Big techs: balanços surpreendem, mas perspectivas ainda não são boas (maisretorno.com)
O que esperar das ações do Magazine Luiza, Via e Americanas? (maisretorno.com)
Vibra e Americanas anunciam parceria no segmento de conveniência (maisretorno.com)
Google reportou falha global em serviço de computação em nuvem (maisretorno.com)
Tesouro IPCA, Tesouro Selic ou Prefixado: qual a melhor opção? (maisretorno.com)
Dividendos dos FIIs de papel podem cair com recuo da inflação (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter