Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

Dados da economia americana, risco fiscal brasileiro e Petrobras movimentam a agenda econômica desta semana; confira os destaques

Saiba o que deve movimentar os investimentos na semana de 27 de junho a 1° de julho

Data de publicação:27/06/2022 às 10:41 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Depois de uma semana marcada pela volatilidade dos mercados com o receio dos investidores de que a economia dos Estados Unidos esteja entrando em um momento de recessão econômica, a divulgação de novos dados econômicos na agenda da semana deve continuar movimentando o Brasil e o exterior. Internamente, a cautela com a Petrobras e o risco fiscal do governo também seguem em pauta.

O grande destaque dos próximos dias fica por conta do Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE) dos Estados Unidos, que sai na quinta-feira, 30. Este é o principal indicador de inflação observado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para suas decisões de política monetária.

bolsa mercado agenda da semana
Recessão global e riscos internos permanecem no radar | Foto: Reprodução

Assim, caso o índice venha acima das expectativas, o mercado pode reagir negativamente, com receio de que o Fed promova mais aumentos de juros, explicam especialistas. Um dia antes, na quarta-feira, 29, outro dado importante naquele país: a terceira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2022, revelando a revisão dos números sobre a atividade econômica americana.

Ainda na agenda da semana global, analistas do BTG Pactual ressaltam a divulgação do PMI industrial (índice que mede as condições da indústria) na China, na quarta-feira, e na zona do euro, na sexta-feira, 1. Os especialistas afirmam que, embora as chances de recessão permaneçam no radar, há uma percepção do mercado de que "a desaceleração econômica global possa contribuir para suavizar o ciclo de alta de juros".

Brasil: Petrobras e risco fiscal

Na agenda interna, parece que o Brasil vive ainda na mesma semana. Os olhos do mercados continuam voltados a duas principais questões: as decisões em torno da nova presidência da Petrobras e a cautela em relação ao crescente risco fiscal do País, com novas medidas de auxílio propostas pelo presidente Jair Bolsonaro e que devem ser votadas nesta semana.

Nesta segunda-feira, 27, o conselho administrativo da Petrobras se reúne para deliberar sobre a eleição de Caio Paes de Andrade como novo presidente da companhia. Na última sexta, o comitê de elegibilidade da estatal definiu que o executivo preenche os requisitos para assumir o cargo, mas a decisão não foi unânime.

Hoje, também, o senador Fernando Bezerra apresenta o relatório da PEC dos Combustíveis ao Senado Federal, que deve votar o projeto já neste terça-feira, 28. As expectativas são de que o relator já apresente um parecer sobre as propostas do governos para um "auxílio-caminhoneiro", o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e o vale-gás.

De acordo com o BTG Pactual, caso todas essas propostas sejam aprovadas, o impacto estimado para os cofres públicos é de cerca de R$ 35 bilhões. Dessa forma, especialistas explicam que os investidores ficam mais cautelosos com o risco fiscal brasileiro, o que pode afetar os ativos do País e desvalorizar a moeda nacional frente outras divisas.

Na agenda da semana, ainda, divulgação do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) na quarta-feira e dados de emprego na quinta. Conhecido como a "inflação do aluguel", o IGP-M é usado como base para o reajuste de diversos tipos de contratos, como os de aluguéis de imóveis.

Confira a agenda da semana

AcontecimentoPaísData
INCC-M (junho)BrasilSegunda-feira, 27
Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCEPortugalSegunda-feira, 27
Índice de Atividade Industrial do Fed DallasEstados UnidosSegunda-feira, 27
Relatório Mensal da Dívida PúblicaBrasilTerça-feira, 28
Índice de Confiança do Consumidor do Conference BoardEstados UnidosTerça-feira, 28
IGP-M (junho)BrasilQuarta-feira, 29
PIB do primeiro trimestreEstados UnidosQuarta-feira, 29
Discurso de Jerome Powell, presidente do FedEstados UnidosQuarta-feira, 29
PMI IndustrialChinaQuarta-feira, 29
Índice de Evolução de Emprego CAGEDBrasil Quinta-feira, 30
Taxa de desempregoBrasilQuinta-feira, 30
Balanço orçamentário (maio)BrasilQuinta-feira, 30
Dívida bruta e líquida do PIBBrasilQuinta-feira, 30
PCE (maio)Estados UnidosQuinta-feira, 30
PMI IndustrialZona do EuroSexta-feira, 1
PMI Industrial S&P GlobalGlobalSexta-feira, 1
Fonte: Mais Retorno

Leia mais

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados