Open Nav Logo Mais Retorno

Garantia

O que é Garantia?

A garantia no mercado financeiro pode ser um ativo financeiro ou não que é utilizado como segurança de uma operação de crédito.

Sendo assim, esse ativo funciona como uma proteção, oferecendo a corretora ou o outro participante da operação, uma segurança de que o valor será devolvido ou que a operação será saldada em seu vencimento.

Em termos comerciais, a garantia pode ser oferecida em compras de produtos e serviços. O fornecedor, geralmente oferece uma garantia sobre o negócio.

Caso o mesmo tenha vendido uma geladeira, por exemplo, a garantia pode estar vinculada ao eletrodoméstico, com um tempo de duração de 1 ano, a contar no dia da compra do equipamento.

Se um serviço foi adquirido, então os materiais e o serviço em si também podem entrar na garantia por um tempo determinado.

A garantia é uma forma de consolidar a negociação entre as partes, oferecendo dentro de um prazo uma proteção em relação às cláusulas de um contrato.


Motivos para haver a garantia

Um dos principais motivos para existir a garantia, ao menos no mercado financeiro, está relacionado à consolidação de uma determinada operação.

Sem a garantia de bens ou ativos, investidores poderiam se ver em situação delicada, caso alguma estratégia viesse a fracassar ou falhar ao longo de uma operação.

Por exemplo, operações no mercado futuro ou com outros derivativos, muitas vezes não exigem a aplicação de dinheiro da mesma forma que acontece com o mercado à vista.

Essa “facilidade” poderia trazer sérios problemas se a corretora não pudesse compensar eventuais perdas utilizando o dinheiro da conta do cliente ou, de repente, até de aplicações de liquidez imediata como Tesouro Selic, cotas de fundo de investimento em DI e demais investimentos similares.

Sendo assim, podemos dizer que a garantia é um instrumento de segurança dos investimentos no mercado financeiro.

Um banco não fará um produto financeiro destinado ao investidor final, caso não haja algum respaldo financeiro. Garantia sempre serão exigidas entre as partes.

A responsabilidade por administrar e verificar as mesmas fica por conta das instituições intermediadoras, como as corretoras e a própria bolsa de valores.

Até aqui os exemplos que citei foram voltados principalmente para a bolsa de valores, mas não é só no mercado de ações que existem garantia. Investimentos de renda fixa como os clássicos CDBs, também têm uma garantia por trás.

A garantia fornecida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) serve para aplicações que tenham saldo de até R$ 250.000,00.

A garantia do FGC surgiu como forma de oferecer segurança aos investidores interessados em aplicar seus recursos nos bancos e demais instituições financeiras brasileiras.

Não podemos nos esquecer de que outros papéis possuem ativos em garantia, como as CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários ) ou as Debêntures.

Em ambos os casos as garantias podem ser reais, havendo um ativo físico como garantia, oferecendo mais segurança aos interessados e investidores.

Garantia de outras áreas além da financeira

Além do mercado financeiro, temos garantias sendo oferecidas no mercado de trabalho e dentro da área comercial (produtos e serviços).

Quando um funcionário admitido dentro das leis trabalhistas perde o seu emprego, ele tem por direito receber o seguro desemprego (caso o mesmo se enquadre dentro das prerrogativas de tal seguro).

O seguro desemprego, juntamente com o fundo de garantia, serve como instrumentos de garantia de renda do empregado, uma vez que o mesmo não poderá mais contar com a sua remuneração.

Com relação a tratos comerciais, a garantia é fornecida como uma forma de conquistar a confiança do consumidor, além de consolidar a venda.

Com a garantia em cima de produtos e serviços, o consumidor tem a possibilidade de solicitar um novo produto ou reparo no mesmo, em caso de quebra ou mau funcionamento.

Tudo isso pode ser feito de forma gratuita. Evidentemente, a garantia funciona apenas dentro de um prazo predeterminado. Os serviços também podem contar com garantia semelhante.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão