Última modificação em 23 de outubro de 2020

O que são Ativos Dolarizados?

Ativos Dolarizados, ou Ativos em Dólar, são ativos vinculados à economia estadunidense e, via de regra, negociados em dólar.

É o caso de ações que são negociadas nas bolsas dos EUA - na NASDAQ ou na NYSE, por exemplo - e de Treasury Bonds.

Entendendo os Ativos Dolarizados

Quando uma ação está vinculada primariamente à economia estadunidense – ou seja, quando ela é emitida por uma empresa com sede nos EUA –, ela é chamada de um ativo dolarizado. Porém, esse não é o único exemplo desse tipo de ativo.

Outros exemplos importantes são os Treasuries, títulos de dívida emitidos pelo governo dos Estados Unidos, e as cotas de fundos de investimentos desse país. A característica em comum entre eles é que todos estão vinculados primariamente à economia nacional.

É importante tomar cuidado para não confundir ativos dolarizados simplesmente com ativos negociados em dólar - embora, via de regra, eles realmente o sejam.

Por exemplo, em alguns casos, é possível investir em empresas estadunidenses comprando BDRs na bolsa de valores brasileira. 

Os BDRs são negociados em reais, mas, mesmo assim, são considerados ativos dolarizados. Se esse não é um conceito muito fácil para você, não se preocupe: vamos retomar o conceito de BDR nos próximos tópicos.

Por que investir em Ativos Dolarizados?

Muitos especialistas recomendam o investimento em ativos dolarizados, por vários motivos.

Em primeiro lugar, porque a diversificação é fundamental para diminuir os riscos nos investimentos, e uma das formas de diversificar é comprando ativos que estão vinculados a uma outra economia. Assim, mesmo que ocorra uma crise na economia local, uma parte da carteira continuará protegida.

Em segundo lugar, porque, em situações de crise econômica mais generalizada – como é o caso da crise provocada pela pandemia de Covid-19, em 2020 –, os Estados Unidos estão em uma posição mais favorável para uma recuperação rápida, o que permite recuperar o valor dos ativos em que o investidor aplicou.

Em terceiro lugar, porque, no caso das ações, algumas das maiores empresas do mundo estão listadas na bolsa estadunidense, como Amazon, Google, Apple e Microsoft.

São empresas ao mesmo tempo sólidas e com um crescimento forte. Portanto, ter algumas delas na carteira pode gerar um retorno considerável, especialmente em médio e longo prazo.

Em quarto lugar, porque, no caso dos Treasuries, o governo dos EUA é considerado o melhor pagador; a chance de default, isto é, de chegar a data de vencimento e o governo não conseguir pagar quem comprou os títulos, é considerada mínima. Portanto, comprar esses títulos é, possivelmente, um dos investimentos mais seguros de todos.

Como investir em Ativos Dolarizados?

Para investir em ativos dolarizados, é possível seguir vários caminhos. Vamos apresentar quatro deles.

O primeiro caminho é comprar BDRs (Brazilian Depositary Receipts; em Português, Recibos Depositários Brasileiros).

Explicando de maneira simples, é um tipo de papel emitido por empresas listadas em bolsas estrangeiras para a bolsa brasileira. Dessa forma, é possível investir em uma empresa estadunidense por meio da nossa bolsa de valores, mesmo que ela não esteja listada aqui.

O segundo é abrir uma conta em uma corretora com sede nos Estados Unidos, o que permitirá operar na bolsa e também negociar outros tipos de ativos além de ações, diretamente no mercado financeiro norte-americano.

O terceiro é aplicar em ETFs (Exchange Traded Fund) uma espécie de fundo de índice. No Brasil, é possível comprar papéis do IVVB11 na bolsa de valores, um ETF vinculado ao índice S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas das bolsas dos EUA.

Por fim, o quarto caminho é apostar na contratação de uma gestora. Assim, profissionais especializados farão a gestão dos investimentos, inclusive cuidando da compra de ativos dolarizados.

Qual é a relação entre Ativos Dolarizados e Fly to Quality?

Fly to Quality, ou Voo para a Qualidade, é uma expressão do mercado financeiro que se refere ao movimento de busca por ativos considerados mais seguros quando há um cenário de insegurança.

Como já foi visto, uma das características dos ativos dolarizados é, justamente, serem mais seguros. Por isso, o movimento do Fly do Quality em geral leva os investidores a buscar esses ativos.

É interessante notar que, em decorrência da maior demanda, ocorre uma pressão para a alta dos preços dos ativos dolarizados. Por outro lado, quando a situação de insegurança é superada e o Fly do Quality é revertido, a demanda cai e ocorre uma pressão para a queda dos ativos dolarizados.

Termo do dia

Planejamento tático

O que é planejamento tático? Planejamento tático é o tipo de planejamento, feito a nível intermediário da hierarquia de uma empresa, que busca otimizar os departamentos,…