Mercado Financeiro

Warren Buffett compra ações da Apple e mais duas companhias em 2022; confira

Investidores seguem os passos da Berkshire para entender como Buffett está abordando os mercados.

Data de publicação:16/02/2023 às 08:00 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Documentos registrados pela Berkshire Hathaway mostram que o megainvetidor vendeu mais ações do que comprou no último trimestre de 2022

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, vendeu mais ações do que comprou no último trimestre de 2022, mostrou um documento regulatório protocolado na última terça-feira, 14.

Warren Buffet mais vendeu do que comprou ações no 4° tri de 2022

A empresa aumentou suas posições em Apple, Louisiana-Pacific e Paramount Global, enquanto reduziu em U.S. Bancorp e Taiwan Semicondutor Manufacturing.

No gráfico abaixo, elaborado no Comparador de Ativos da Mais Retorno, está o desempenho em um ano de quatro papeis que foram movimentados na carteira de Buffet, dois na venda e dois na compra. Todos eles são negociados na B3 por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts). 

Entre essas cinco ações, as de Lousiana-Pacific tem operações somente na bolsa americana. Mas a título de comparação com as demais, no mesmo período de um ano os papeis da empresa apresentam queda de 1,73%, de acordo com o site Investing.

Vale observar que todas esses papeis se encontram no vermelho de fevereiro do ano passado ao mesmo mês deste ano.

Formulário

Os movimentos foram revelados no arquivo 13F da Berkshire, um formulário que os investidores institucionais que administram mais de US$ 100 milhões devem apresentar à Securities and Exchange Comission (a CVM dos EUA) dentro de 45 dias após o final de cada trimestre.

O documento reflete apenas as participações acionárias dos investidores no final do trimestre anterior - não necessariamente como são suas carteiras hoje. Ainda assim, muitos investidores veem os 13Fs da Berkshire como uma forma de entender como Buffett, seus assessores e seu braço direito, Charlie Munger, estão abordando os mercados.

Ao contrário do terceiro trimestre, a Berkshire não abriu novas posições em nenhuma empresa nos últimos três meses do ano. Por causa da proeminência de Buffett, as ações de empresas nas quais a Berkshire abriu novas posições às vezes recebem um impulso após a divulgação.

A empresa reduziu sua posição na fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing em 51,8 milhões de ações, ou cerca de 86%, um movimento notável considerando que a Berkshire só começou a investir na empresa durante o terceiro trimestre.

Também diminuiu suas participações em ações das financeiras U.S. Bancorp, Bank of New York Mellon Corp. e Ally Financial.

A Berkshire também reduziu sua posição na fabricante de videogames Activision-Blizzard, na Chevron, e na empresa de saúde McKesson. / Com Agência Estado

Leia mais:

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!