Logo Mais Retorno
Outros

Vaca magra da B3 desbanca Touro de Ouro e conquista premiação

Escultura levou o título de ‘Melhor Arte de Rua’ no Prêmio Megafone de Ativismo

Data de publicação:08/04/2022 às 14:36 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Enquanto o Touro de Ouro só trouxe dor de cabeça e piadas para a Bolsa de Valores, a B3, a Vaca Magra fez sucesso e conquistou o título de Melhor Arte de Rua no Prêmio Megafone de Ativismo. O protesto contra a fome desenvolvido pela artista plástica Marcia Pinheiro obteve destaque na concorrência com outras manifestações artísticas realizadas ao longo de 2021.

“Estou surpresa e feliz com o reconhecimento do trabalho. Através da arte, quero chamar atenção para o atual cenário brasileiro, principalmente em relação à situação econômica do país”, explica Márcia ao Mais Retorno.

vaca magra

A Vaca Magra foi instalada na frente da B3 em 9 de dezembro, após a retirada do Touro de Ouro pela própria bolsa de valores. Marcia desenvolve as esculturas há 10 anos, como uma forma de conscientização das consequências da seca no Nordeste. Ao longo dessa década, ela expôs as peças pelas ruas de Fortaleza, no Ceará, onde mora.

Para ampliar o alcance do trabalho, ela tirou do próprio bolso cerca de R$ 5 mil para enviar uma das esculturas até a capital paulista. “Foi uma arte de guerrilha. A escultura ficou cerca de cinco horas no local e, até hoje, conquista essa repercussão. A ação se concretizou com a ação das mídias, possibilitando uma grande interação do público e abrindo espaço para a discussão do público e posicionamentos”, avalia.

Com a repercussão da estátua, a artista deu entrevistas para veículos internacionais e pretende seguir com o trabalho de conscientização. “Estou desenvolvendo alguns lambe-lambe [cartazes colocados em espaços públicos] com as frases das pessoas sobre o caso”, adianta Marcia para a reportagem.

A cerimônia de entrega do Prêmio Megafone foi realizada, de forma virtual, na última quarta-feira (6). O Megafone é o primeiro prêmio de ativismo brasileiro e é realizado pelas instituições Engajamundo, Greenpeace, Hivos, Instituto Socioambiental (ISA), Pimp My Carroça, Vozes Pela Ação Climática (VAC) e WWF.

“A escultura da Marcia Pinheiro, que simboliza os tempos de escassez e abandono em que vivemos, colocada em frente ao prédio da bolsa de valores, a B3, no mesmo local em que tinha sido colocado um Touro de Ouro, símbolo do mercado de valores e do capitalismo”, ressaltou Livia La Gatto, apresentadora do prêmio, durante a cerimônia virtual.

Entenda o caso

Em novembro de 2021, a B3, o influenciador Pablo Spyer e o artista plástico Rafael Bracatelli lançaram a escultura do Touro de Ouro, que foi instalada na frente da bolsa de valores, no centro de São Paulo (SP). O monumento era uma “versão nacional” do Touro de Wall Street, escultura de bronze localizada no distrito financeiro de Manhattan, em Nova York (EUA).

Na época, os idealizadores defenderam o projeto como um “presente” para a cidade de São Paulo. “Desde o início, eu fiz questão de que o Touro fosse feito com a B3, porque eu mesmo sou um filho da bolsa. Mais do que um presente para o centro e para a cidade, será um presente da bolsa do Brasil para todo o país”, destacou Spyer em comunicado à imprensa.

Desde a inauguração, a escultura virou alvo de deboches entre a população e foi alvo de protestos contra a fome. Uma semana após o lançamento, o Touro foi retirado de exposição pela B3 pois, conforme revelado pelo g1, a estátua havia sido instalada sem autorização da Prefeitura e feria a Lei Cidade Limpa.

Em 9 de dezembro de 2021, a Vaca Magra desenvolvida por Marcia foi posicionada na porta da B3, no mesmo local onde estava exposto o Touro. A obra integra o trabalho da artista, que desenvolve estas peças como uma crítica social à fome no Brasil. Cerca de cinco horas depois da instalação, o objeto foi retirado do local. / Por Erick Matheus Nery

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!