Sell side

Última modificação em 26 de Janeiro de 2021 às 12:17

O que é sell side?

Os profissionais que atuam no mercado financeiro se dividem em duas categorias: buy side e sell side. Ambos exercem atividades fundamentais e se complementam mutuamente. 

O sell side, ou "lado da venda" em Português, como o nome indica engloba atividade de promoção e venda de títulos, ações e outros ativos da bolsa de valores. Ou seja, nesse setor atuam empresas e profissionais que atuam “do lado da venda”, oferecendo serviços e produtos financeiros aos investidores.

Quem opera no sell side?

Trabalham no “lado da venda” instituições como bancos de investimento e corretoras de valores mobiliários. Analistas de investimentos e agentes autônomos também promovem, divulgam e vendem ativos financeiros aos investidores. 

Pode-se dizer, portanto, que esses agentes atuam como intermediários entre as empresas que emitem os títulos e os interessados em comprar os ativos. Em geral, esses profissionais recebem uma comissão sobre o preço dos papéis vendidos aos clientes. 

No entanto, muitos profissionais que atuam no setor recebem uma remuneração fixa para elaborarem relatórios e análises financeiras sobre as ações disponíveis no mercado.

Qual a relação entre sell side e buy side?

Como foi dito acima, o sell side e o buy side são atividades que se complementam. O analista do “lado da venda” oferece aos investidores as ações mais valorizadas do mercado utilizando análises e relatórios financeiros sobre diferentes ativos para embasar os seus conselhos. 

Esses relatórios são chamados de “recomendações gerais” e podem ser acessado por todos os clientes de uma empresa e ajudam na tomada de decisões, seja para comprar, manter ou vender ativos. 

Assim, empresas que desejam investir uma parte do seu capital podem procurar um banco de investimentos para analisar algumas opções. A divisão de gestão de patrimônio dessa instituição de analisa os ativos da sua carteira e a tolerância ao risco do empresário antes de apresentar uma estratégia de investimento e os produtos financeiros que serão vendidos. 

Essa negociação é o sell-side do negócio, pois culmina com a venda de serviços e produtos financeiros a um cliente.

Já um buy side presta consultoria investidores institucionais, ou seja, fundos multimercados, fundos de pensão e instituições de grande porte. Além disso, os relatórios produzidos pelos profissionais que atuam nesse segmento são sigilosos e só podem ser acessados e lidos por um pequeno grupo de investidores. 

Qual o papel do sell side no mercado financeiro?

Embora desenvolva diversas atividades, analistas que trabalham no sell side se dedicam, principalmente, a recomendar aos clientes quais ações comprar, quais vender e quais manter.

Além disso, esses profissionais produzem relatórios sobre as empresas que vendem ações na bolsa, fornecendo recomendações sobre seus ativos. Os dados analisados para a elaboração dos relatórios provêm de inúmeras fontes como demonstrativos financeiros e dados do mercado.

Esse documento apresenta estimativa de lucros, expectativa de resultados dos ativos, detalhamento sobre a rentabilidade dos títulos e recomendações de investimento, ou seja, indicação de compra ou venda.

O desempenho dos profissionais que atuam no sell side é medido pela sua capacidade de análise sobre o mercado e sobre as empresas que ofertam títulos na bolsa de valores. Vale ressaltar, no entanto, que é muito difícil acertar 100% das previsões financeiras, uma vez que alguns setores da economia podem sofrer uma retração inesperada. 

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo