Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mary Barra

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/04/2021 às 15:12 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Mary Barra?

Mary Barra é o nome da sexta mulher mais poderosa do mundo em 2020, segundo a revista Forbes. E não é para menos: ocupando o cargo de CEO da General Motors, as decisões e estratégias de Barra determinam não apenas o futuro de uma empresa cuja receita superou os 147,049 bilhões de dólares em 2019, como de toda uma indústria riquíssima e de impacto global.

No início de sua vida acadêmica, Mary Barra já tinha um pezinho dentro da General Motors. Isso porque foi no Instituto General Motors (atualmente chamado de Kettering University) que a mesma se graduou em Engenharia Elétrica, se especializando posteriormente na administração de negócios na Universidade de Stanford a partir de uma bolsa de estudos de mestrado cedida pela General Motors. 

Do estágio na empresa, aos 18 anos, até a nomeação ao cargo de diretora executiva e presidente, aos 52, se passaram 34 anos, durante os quais Mary Barra ocupou diversas posições em uma crescente de poder e responsabilidades dentro da multinacional.

Mas qual é a importância da General Motors no cenário automotivo global?

Para entender a importância de Mary Barra no mercado financeiro é necessário compreender, antes, qual é o grau de impacto que uma empresa como a General Motors tem na economia global.

Veja bem: a General Motors foi fundada ainda em 1908 nos Estados Unidos. Embora hoje sua sede esteja localizada em Detroit, a fundação da empresa aconteceu no estado do Michigan, sendo que já na década seguinte à sua criação ela já era dona de marcas famosas como Cadillac e Chevrolet. Na metade do século XX, a General Motors ascendeu ao posto de maior fabricante de veículos do mundo - o que não a impediu de passar por poucas e boas no século XXI. Já fragilizada globalmente pela perda significativa de participação no mercado, a crise econômica de 2008 a obrigou a se endividar com diversas nações a fim de evitar a falência. Para se ter uma ideia, caso isso viesse a se concretizar, a quebra da General Motors seria a maior da indústria estadunidense e a quarta maior da história do país até então.

A nomeação de Mary Barra ao posto mais alto da GM pode não ter se dado no olho do furacão, mas ela é a maior responsável por definir como será o futuro da companhia em meio a um cenário global extremamente incerto para o mercado automotivo tradicional. 

Não a toa, a General Motors de Barra se concentra na reformulação - tanto na gestão de marca quanto na produção, que deve contar com pelo menos mais 30 modelos elétricos até o ano de 2025.

Hoje ela conta com mais de 164.000 funcionários ao redor do mundo: só este número já seria o suficiente para assustar muita gente e chacoalhar mercados consumidores diversos no caso de um fracasso comercial irrecuperável e demissões em massa. E embora a GM não seja a montadora mais valiosa do mundo neste século, seus demais números também são expressivos: 227,339 bilhões de dólares em ativos circulantes e não circulantes, 41,792 bilhões em forma de patrimônio líquido e 35,620 bilhões em valor de mercado - além, é claro, dos 147,049 bilhões em faturamento como você já aprendeu.

Essa performance interfere diretamente nos resultados de índices famosos, como o S&P 500, e consequentemente no comportamento de diversos investidores ao redor do mundo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados