Última modificação em 3 de fevereiro de 2021

O que é a revista Forbes?

A Forbes é uma publicação estadunidense cujo foco central é a publicação de conteúdo relacionada ao mundo dos negócios e economia, se destacando nas áreas de finanças, empreendedorismo, inovação, indústria tecnologia, liderança e marketing.

E sua expertise não vem de hoje: desde 1917, quando fundada pelo jornalista escocês C. B. Forbes, a revista se destaca na área do jornalismo de negócios, especialmente pela divulgação de listas famosas, como a "30 Under 30" (focada em pessoas com menos de 30 anos que se destacam em diversas áreas, do empreendedorismo e artes à ação no terceiro setor) e a relação de pessoas mais ricas do Brasil e do mundo.

Aliás, aqui na Mais Retorno acreditamos que nos aprofundarmos nessas listas são um ótimo ponto para se ganhar perspectiva a respeito da revista Forbes como um todo. Você está preparado para aprender um pouco mais sobre elas? Então vamos lá!

O que é a lista "30 Under 30"?

A ascenção de novas gerações no mercado de trabalho é um processo de renovação natural de mão de obra que afeta todos os setores ao redor do mundo. Não a toa, o envelhecimento generalizado de populações preocupa países no planeta todo, que sabem que a diminuição da população economicamente ativa ameaça a economia e o desenvolvimento nacional/global.

Contudo, esse não é o único papel dos jovens - "substituir". Na verdade, uma das contribuições mais valiosas dessa renovação laboral diz respeito à inovação. Como o contexto geracional interfere na percepção cultural, o que cria um repertório diferenciado e por consequência novas ideias, uma geração pode realmente revolucionar mercados inteiros. Para tanto, jovens líderes devem assumir posições em diversas áreas.

A lista "30 Under 30" surgiu em 2011, na versão estadunidense da revista. Tem o objetivo de realizar um levantamento desses potenciais líderes, de pessoas com menos de 30 anos que já se mostram relevantes e capazes de definir novos rumos nos negócios, na arte, na ciência, na educação, nos esportes, na economia, na tecnologia e no terceiro setor, entre outros.

O que é a lista de bilionários?

Quando se trata de levantar quais são as pessoas mais ricas, seja em um país específico, seja no globo, a Forbes construiu um lugar de destaque. Basicamente quase todas as listas do tipo que você lê na internet são na verdade reproduções da lista original da Forbes, que usa informações públicas para posicionar bilionários. 

Além dessa relação mais geral, há também versões segmentadas, como a de mulheres mais ricas. 

Qual é a importância da revista Forbes no mundo dos negócios?

A revista Forbes não é a única revista de negócios do mundo, é verdade. Mas com certeza é uma das mais importantes, uma vez que é usada como referência e material de consulta para empreendedores, acadêmicos e, claro, investidores. Para alguns empresários e empresárias, inclusive, aparecer na revista - até mesmo, na capa - é considerado um validador de fama empresarial de último nível.

Nos Estados Unidos, a Forbes foi a primeira revista no segmento. Para se ter uma ideia, uma de suas concorrentes mais conhecidas, a revista Fortune, surgiu apenas em 1930, cerca de 13 anos após a fundação da Fortune. Isso garante que ela seja reconhecida não apenas como uma pioneira editorial, mas também como um exemplo de consistência e sucesso empresarial. 

Termo do dia

Tesouro Selic

O que é Tesouro Selic? Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir…