Logo Mais Retorno
termos

Intraday

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/10/2019 às 17:13 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Intraday?

Intraday é o termo utilizado no mercado financeiro para tratar do período de um dia de negociação na Bolsa de Valores.

Normalmente, a nomenclatura “intraday” ou “day trading” também pode ser usada para se referir ao comportamento e operações de investidores que buscam rentabilidade ao comprar e vender diversas ações em um mesmo dia, se aproveitando da alta volatilidade de alguns ativos. São as chamadas “operações intraday”.

Dessa forma, percebe-se que o termo é incorporado em diversas expressões do mercado financeiro, como “preço intraday”, para descrever a cotação de um ativo ao longo de um dia, e “máxima intraday”, para tratar do valor máximo de cotação de um ativo naquele dia em específico.

A seguir, veja algumas das operações que podem ser realizadas em um intraday.

Day trade

O day trade é o tipo de evento mais ligado ao intraday. Como o nome sugere, essa modalidade de operação se baseia em uma estratégia de comprar e vender ativos no mesmo dia. Não se trata, portanto, de um investimento tradicional, mas sim de aproveitar as oportunidades do mercado para especular e conseguir uma boa rentabilidade.

Desse modo, investidores utilizam os gráficos intraday para decidir qual o momento mais propício para comprar ou vender uma ação, lucrando sobre as flutuações de curtíssimo prazo.

Opções e derivativos

Investidores aproveitam as posições de um intraday para identificar períodos em que opções e derivativos, cujas ações não valorizam tão rapidamente, estão subavaliadas. E, então, aproveitar oportunidades de investimento.

Scalper Trading

Consiste em um conjunto de operações de curto prazo realizadas em um intraday e focadas em conseguir rentabilidade com as pequenas variações de diferentes ativos.

Esse tipo de operação é realizada com o auxílio de softwares de trade e programas de análise gráfica. A solidez de um ativo e o seu histórico não são importantes, sendo priorizada o volume e sua condição imediata, pois as negociações desse tipo duram poucos minutos.

High Frequency Trading  (HTF)

Em tradução livre, o termo significa “negociação de alta frequência”. E, como o nome sugere, trata-se de uma estratégia que explora o volume e frequência das negociações para obter ganhos sobre micro variações de preço ao longo de um intraday.

É uma operação semelhante à scalper trading. A principal diferença consiste no volume de ativos negociados, que, no caso do HTF, são realizados por “investidores-robôs” que realizam negociações de forma automatizada, segundo a forma como foram programados.

Pela sua natureza, esse tipo de operação é realizado quase exclusivamente por instituições financeiras e investidores institucionais de grande porte.

Dicas para negociações Intraday

  • Concentre suas negociações nos horários de abertura dos mercados. Normalmente é o momento de maior volatilidade de ativos e, portanto, com melhor rentabilidade;

  • Utilize ordens stop loss, para assegurar a rentabilidade de operações e evitar perdas elevadas;

  • Em negociações intraday não se deve estipular metas de ganho muito altas. Ganhos de 4% a 5%, são o suficiente para que um dia de negociações seja considerado bem sucedido;

  • Diversifique ativos e projete fazer ao menos 10 operações por dia;

  • Sempre feche suas operações antes do encerramento do intraday, mesmo se você achar que existe uma possibilidade de evolução no preço dos ativos;

  • Dê preferência aos ativos mais voláteis, mas lembre-se de fundamentar sua estratégia com análises técnicas e fundamentalistas para evitar perdas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!