Última modificação em 16 de junho de 2021

O que é Headhunter?

Headhunter é o profissional que busca candidatos com perfil bem definido e específico para ocupar altos cargos nas empresas

O termo vem do inglês ("caçador de cabeças"), o que até faz sentido também no português, já que remete às mentes desses profissionais diferenciados.

Para que serve um Headhunter?

O ‘caça-talento corporativo’, muito procurado por empresas do mercado financeiro e de tecnologia, é contratado para ir em busca do nome perfeito para preencher uma cadeira específica, sem perder tempo com triagens de currículos, entrevistas e muitas etapas de seleção.

As empresas costumam contratar um headhunter sempre que precisam de profissionais para ocupar posições no topo da pirâmide de hierarquia ou, ainda, para trabalhar em projetos específicos, que demandam um candidato com especializações e experiências particulares.

Como se tornar um headhunter?

Não existe uma faculdade, curso ou mesmo uma especialização para se tornar headhunter. Profissionais de diversas áreas podem se tornar um. Mas algumas características são essenciais, como:

Proatividade e iniciativa

O Headhunter sempre vai atrás do candidato, não o contrário, como acontece com os recrutadores.

Boa comunicação

Nessa sua abordagem proativa, o profissional abordado precisa ter clareza da proposta e dos motivos do contato.

Visão analítica

Especialmente por não existir várias etapas de um processo seletivo, o ideal é que o Headhunter consiga analisar, pela conversa e pelos contatos disponíveis do candidato, se ele tem o perfil que está buscando.

Headhunter x recrutador: quais são as diferenças?

Um headhunter não é um recrutador, mas um bom recrutador pode sim virar um headhunter. 

A maioria dos headhunters trabalha por demanda ou são contratados como prestadores de serviços.
Eles já têm em sua network um apanhado de nomes muito bem selecionados e com seus currículos atualizados para que possam ser contactados assim que necessário. 

Ao contrário do recrutador, que seleciona uma série de candidatos por meio de uma triagem de currículos, entrevista, dinâmicas etc., tentando conhecer aquele profissional durante uma um primeiro contato, o headhunter não conta com a sorte ou procura de maneira aleatória um nome.

Podemos dizer que o recrutador trabalha com a seleção de pessoas que estão em busca de uma colocação profissional. 

Já o headhunter leva ao profissional uma oportunidade que ele nem ao menos sabia que queria ou precisava. Ele é ‘laçado e seduzido’ para considerar sua oferta.

Quais as vantagens para uma empresa que investe em um headhunter?

A principal vantagem para uma empresa que decide investir em um headhunter é a economia de tempo e mão de obra. Isso, claro, quando precisa encontrar um profissional com um perfil muito específico e fechado.

Muitas vezes os CEOs das empresas até já têm alguns nomes em mente, mas não sabe exatamente como abordar a pessoa em questão. 

Esse é o papel do headhunter, o de apontar entre dezenas de nomes quem é a melhor opção para ocupar a cadeira disponível. Ou seja, sem a necessidade de um processo seletivo longo, cansativo e muitas vezes impreciso. 

Outra vantagem para a empresa é que o headhunter costuma trabalhar com discrição. 

É comum a situação de o candidato abordado já ocupar um cargo em outra empresa concorrente.

Então é preciso ter cuidado na interlocução, convidar para uma conversa informal, jogar limpo sobre a vaga, explicar as vantagens oferecidas, as perspectivas de crescimento e, claro, o salário proposto para essa mudança de casa. 

É um jogo de conquista muito bem arquitetado.

Ser um headhunter significa ter influência no mercado e estabelecer contatos ativos com os experts do mercado de trabalho. É também caminhar lado a lado com profissionais dos mais diferentes nichos e ter bom poder de persuasão para atingir o objetivo proposto e firmar seu nome no mundo corporativo.

Termo do dia

Propriedade Privada

O que é a propriedade privada? Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem – a de ser posse de uma pessoa,…