Empresas do mercado

Última modificação em 11 de Maio de 2021 às 06:14

O que são empresas do mercado?

Empresas do mercado são as instituições que exploram um negócio oferecendo um produto ou serviço no mercado.

As pessoas têm necessidades específicas e aquelas que encontram uma solução, seja um objeto ou uma ação, podem ser consideradas empresárias. É essa ideia que delineou o escambo, conhecido, nos dias atuais, como apenas negociação, troca ou transação. 

Quais são os principais tipos de empresas do mercado?

Mesmo em mercados específicos, como o de ações e de crédito, há tipos e exemplos de empresas — empresas de capital aberto e cooperativas de crédito ou bancos, respectivamente. 

No geral, existem 6 tipos de empresas do mercado:

Microempreendedor individual (MEI) 

É popularmente a porta de entrada para esse universo das empresas. O MEI fornece produtos ou presta serviços por conta própria, sem burocracias e com baixa carga tributária. Porém, possui algumas restrições legais, como o próprio faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano. 

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) 

É uma sociedade sem sócios, a grosso modo. Novamente, basta um único empresário na EIRELI, mas, ainda assim, o negócio é classificado como sociedade. Esse tipo de empresa é ideal para quem não encontrou um sócio e/ou não tem lucro suficiente para dividir com um.

Sociedade empresária limitada (LTDA) 

É o tipo de empresa mais comum para os empreendimentos com pelo menos 2 sócios. O diferencial da LTDA é o caráter ‘limitado’, isto é, os bens pessoais dos sócios não podem ser tomados em casos de dívidas empresariais.

Sociedade simples

É o formato de empresa do mercado ideal para atividades mais científicas, artísticas etc. —  como a dos dentistas, contadores, arquitetos e advogados. Além disso, na sociedade simples, os próprios sócios exercem a atividade econômica da empresa, diferente da sociedade empresarial. 

Sociedade Limitada Unipessoal

Essa sociedade tem como principais características proteger o patrimônio pessoal do fundador, mas dispensa a necessidade de ter sócios ou de ter alto capital social, como uma mistura de EIRELI e LTDA. 

Sociedade Anônima (S.A.) 

É a empresa que não é dividida por cotas, mas por ações. Assim, em vez de sócios, esse tipo de companhia tem acionistas. Isso significa que esses acionistas podem comprar e vender ações da empresa e ela também pode ser de capital aberto ou fechado.

Como a Bolsa divide as empresas do mercado?

Saindo um pouco da esfera civil para o mercado financeiro em si, a Bolsa de Valores divide as empresas usando o valor de mercado

Esse indicador informa o quanto vale uma empresa listada na B3, considerando a lei da oferta e da procura, em um intervalo de tempo. É frequente confundir esse termo com o preço da ação, que é mais relacionado às expectativas de lucros, receitas e despesas da empresa. 

A divisão clássica é:

São as de menor porte, sendo menos procuradas e com menor valor de mercado. Por esse mesmo motivo, elas têm alto potencial de valorização sendo, assim, bem atraentes para os investidores. Exemplo: Centauro (CNTO3).

  • Mid caps 

Possuem valor médio de mercado, mas com algum potencial de valorização e mais solidez que as small caps. Exemplo de mid cap: Raia Drogasil (RADL3). 

Também chamadas de blue chips, são as empresas do mercado financeiro mais disputadas e negociadas na Bolsa. São grandes, têm boa gestão corporativa e resultados sólidos. Exemplo: Petrobrás (PETR4).

A importância de conhecer as empresas do mercado

Além dessa divisão por valor de mercado, você pode dividir as companhias da Bolsa por setor e subsetor (financeiro, varejo, energia, entre outros), se são públicas, privadas e mistas e assim por diante. 

Conhecer esses critérios de divisão de empresas do mercado é essencial para diversificar a carteira — estratégia que não só protege de perdas, mas salva nos momentos de crise. 

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo