Última modificação em 4 de fevereiro de 2021

O que é DATAWISE?

DATAWISE é um serviço pago da B3 que consolida os dados dos mercados atendidos em painéis. São organizados dados como rankings de negociação para o sell side, rankings para o buy side, fluxo do mercado para todos os ativos, negociação de volatilidade por tipo de cliente e afins.

O sistema é a principal ferramenta de analytics da Bolsa. Ele possibilita a descoberta, a visualização, a interpretação e o compartilhamento dos padrões encontrados nas plataformas da B3.

Conhecendo o DATAWISE

Semelhante a outras ferramentas de analytics, o DATAWISE tem alguns diferenciais, como:

O que o DATAWISE faz?

Que o DATAWISE colhe e interpreta dados importantes já deu para entender, mas qual a natureza desses dados, afinal?

Rankings

É o registro da atividade das instituições que negociam ativos nos segmentos BM&F e Bovespa da B3. Para ambos os segmentos, estão disponíveis os rankings de:

Fluxo

Novamente, tanto para o Bovespa quanto para o BM&F você dispõe pelo DATAWISE:

PQO (Programa de Qualificação Operacional)

Possibilita o acompanhamento do posicionamento de uma instituição em relação aos principais indicadores do PQO, como o Carrying Broker.

Liquidez

Diversas métricas de liquidez de ações e índices da Bolsa, como custo de liquidez, elasticidade preço-volume do book de ofertas etc.

DATAWISE Insights

Exibe diferentes cenários sobre o comportamento do investidor brasileiro, o que ajuda a mapear oportunidades de negócios e direcionar da melhor forma os esforços de vendas dos produtos.

Este componente também extrai dados do IBGE e mapeia os locais e os perfis das pessoas que investem em renda variável, quais guardam o dinheiro na poupança, entre outros. A análise é feita por grupo de pessoas, nunca por CPF.

Como o DATAWISE beneficia os investidores?

Agora que você conhece boa parte do que o DATAWISE entrega aos seus clientes, ou seja, aos gestores de investimentos, é possível compreender porque os investidores se beneficiam com ele. Quanto mais o consultor sabe sobre os objetivos do investidor, o quanto ele obteve de resultado, que produtos ele deixa de investir, entre outros, maior é a qualidade das suas recomendações e mais alinhados se tornam os interesses.

A propósito, o primeiro contato do investidor com um consultor de investimentos geralmente se dá por um diagnóstico que colhe dados sobre a situação financeira do cliente e verificação de eventuais problemas nos investimentos já realizados, como correlação, excesso de taxas e similares.

Depois disso, o assessor pode propor uma carteira do zero, orientar quanto a produtos financeiros como cartões de crédito, seguros e orçamentos, ajudar no planejamento da aposentadoria, entre outros.

Assim, se este assessor tiver acesso aos dados do DATAWISE, ele pode ter uma referência de como os investidores de uma região geográfica específica se comportam e quais instituições se destacam com determinados produtos.

Termo do dia

Extinção de Contrato de Seguro

O que é Extinção de Contrato de Seguro? A extinção de contrato de seguro, como o próprio nome sugere, se trata da finalização pactual realizada entre…