Última modificação em 12 de novembro de 2020

O que é Carrying Broker?

A expressão carrying broker é utilizada para designar corretoras cuja função principal é fornecer suporte administrativo a outras corretoras.

Tal suporte fornecido envolve sobretudo atividades de backoffice que, no Brasil, são especificadas pela B3, nossa bolsa de valores. Ou seja, uma carrying broker precisa seguir determinações da instituição para poder atuar no mercado de corretagem.

Dentre as atividades realizadas pelas carrying brokers estão o gerenciamento de negócios, a execução de ordens, a compensação e liquidação e o fornecimento de tecnologias da informação que possibilitem um trabalho ágil e eficiente.

Não está no escopo de atuação das carrying brokers, por exemplo, lidar com a captação e manutenção de clientes. Ao contrário, sua função está mais ligada a dar condições para que outras corretoras trabalhem diretamente com clientes.

Em suma, uma carrying broker tem como papel fundamental tratar da custódia e liquidação das operações dos clientes.

Nesse sentido, uma carrying broker deve ter eficiência para realizar procedimentos como transferência de custódia, garantir que seja seguido o regulamento que rege o mercado, monitorar o risco de crédito, entre outras funções.

É exigido, portanto, que essas instituições tenham capacidade técnica e tecnológica para a realização dessas atribuições.

Por que a Carrying Broker existe?

Como dissemos anteriormente, as carrying brokers têm atuação de back office. Isso significa que elas fornecem condições para que outras corretoras atuem em segmentos que geram mais valor, como o relacionamento direto com o cliente.

Essas corretoras cuja atuação mais direta é com clientes também podem ser chamadas de introducing broker.

A “divisão” de foco de atuação das corretoras é especialmente importante em um mercado de escala como é o mercado financeiro. E é daí que vem a relevância das carrying brokers.

Ainda não ficou muito claro? Nós explicamos!

Em geral, o trabalho de corretoras no mercado financeiro envolve uma série de burocracias e rotinas administrativas idênticas e que devem ser repetidas com frequência. Em um mercado escalável é mais vantajoso terceirizar atividades administrativas e burocráticas.

Por isso a existência das carrying brokers é importante: seu trabalho evita que rotinas repetitivas sejam replicadas por todas as corretoras, preservando a performance escalável do mercado.

Assim, enquanto as carrying brokers atuam no back office, lidando com as rotinas administrativas, as demais podem se concentrar em realizar atividades para gerar receita.

Quais são as vantagens do Carrying Broker?

Já mencionamos a importância do trabalho das carrying broker no que se refere à organização e execução de rotinas administrativas e burocracias. Então, uma de suas principais vantagens é permitir que as demais corretoras direcionem seus esforços para trabalhos com maior geração de valor.

Uma outra vantagem que não fica tão explícita é a redução dos custos para o cliente de contratar esse tipo de corretora. Isso porque o foco em apenas um tipo de serviço permite que esses se tornem mais baratos.

Preços menores também geram maior competitividade no mercado, fazendo com que as carrying brokers possam oferecer uma relação custo/benefício ainda melhor para seus clientes.

Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio do oferecimento de serviços mais específicos, como permitir a negociação em outras bolsas.

Os serviços oferecidos pelas carrying brokers podem também ser mais personalizados e focados, garantindo maior qualidade em seu fornecimento.

Mas, para isso, é necessário que a corretora tenha não apenas pessoas com capacidade técnica para realizar os serviços com excelência, mas também que tenha acesso à tecnologias que possibilitem a eficiência.

A B3, por exemplo, exige que a carrying broker tenha redes com alta disponibilidade e integridade. Além disso, ela deve ter conexão constante com a Rede de Comunicação da Comunidade Financeira (RCCF), para acessar o sistema de pós-negociação da bolsa.

Termo do dia

Viés de impacto

O que é o viés de impacto? O viés de impacto é um tipo de erro no processamento das informações pelo cérebro humano, que permite que…

Veja outros termos