Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Carrying Broker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/11/2020 às 16:15 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Carrying Broker?

A expressão carrying broker é utilizada para designar corretoras cuja função principal é fornecer suporte administrativo a outras corretoras.

Tal suporte fornecido envolve sobretudo atividades de backoffice que, no Brasil, são especificadas pela B3, nossa bolsa de valores. Ou seja, uma carrying broker precisa seguir determinações da instituição para poder atuar no mercado de corretagem.

Dentre as atividades realizadas pelas carrying brokers estão o gerenciamento de negócios, a execução de ordens, a compensação e liquidação e o fornecimento de tecnologias da informação que possibilitem um trabalho ágil e eficiente.

Não está no escopo de atuação das carrying brokers, por exemplo, lidar com a captação e manutenção de clientes. Ao contrário, sua função está mais ligada a dar condições para que outras corretoras trabalhem diretamente com clientes.

Em suma, uma carrying broker tem como papel fundamental tratar da custódia e liquidação das operações dos clientes.

Nesse sentido, uma carrying broker deve ter eficiência para realizar procedimentos como transferência de custódia, garantir que seja seguido o regulamento que rege o mercado, monitorar o risco de crédito, entre outras funções.

É exigido, portanto, que essas instituições tenham capacidade técnica e tecnológica para a realização dessas atribuições.

Por que a Carrying Broker existe?

Como dissemos anteriormente, as carrying brokers têm atuação de back office. Isso significa que elas fornecem condições para que outras corretoras atuem em segmentos que geram mais valor, como o relacionamento direto com o cliente.

Essas corretoras cuja atuação mais direta é com clientes também podem ser chamadas de introducing broker.

A “divisão” de foco de atuação das corretoras é especialmente importante em um mercado de escala como é o mercado financeiro. E é daí que vem a relevância das carrying brokers.

Ainda não ficou muito claro? Nós explicamos!

Em geral, o trabalho de corretoras no mercado financeiro envolve uma série de burocracias e rotinas administrativas idênticas e que devem ser repetidas com frequência. Em um mercado escalável é mais vantajoso terceirizar atividades administrativas e burocráticas.

Por isso a existência das carrying brokers é importante: seu trabalho evita que rotinas repetitivas sejam replicadas por todas as corretoras, preservando a performance escalável do mercado.

Assim, enquanto as carrying brokers atuam no back office, lidando com as rotinas administrativas, as demais podem se concentrar em realizar atividades para gerar receita.

Quais são as vantagens do Carrying Broker?

Já mencionamos a importância do trabalho das carrying broker no que se refere à organização e execução de rotinas administrativas e burocracias. Então, uma de suas principais vantagens é permitir que as demais corretoras direcionem seus esforços para trabalhos com maior geração de valor.

Uma outra vantagem que não fica tão explícita é a redução dos custos para o cliente de contratar esse tipo de corretora. Isso porque o foco em apenas um tipo de serviço permite que esses se tornem mais baratos.

Preços menores também geram maior competitividade no mercado, fazendo com que as carrying brokers possam oferecer uma relação custo/benefício ainda melhor para seus clientes.

Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio do oferecimento de serviços mais específicos, como permitir a negociação em outras bolsas.

Os serviços oferecidos pelas carrying brokers podem também ser mais personalizados e focados, garantindo maior qualidade em seu fornecimento.

Mas, para isso, é necessário que a corretora tenha não apenas pessoas com capacidade técnica para realizar os serviços com excelência, mas também que tenha acesso à tecnologias que possibilitem a eficiência.

A B3, por exemplo, exige que a carrying broker tenha redes com alta disponibilidade e integridade. Além disso, ela deve ter conexão constante com a Rede de Comunicação da Comunidade Financeira (RCCF), para acessar o sistema de pós-negociação da bolsa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados